ESTUDO RANDOMIZADO COMPARANDO SULFAMETOXAZOL/TRIMETROPRIM COM VANCOMICINA PARA TRATAMENTO DA PNEUMONIA ASSOCIADA A VENTILAÇÃO MECÂNICA (ESTUDO SUTRIVAN)
INTRODUÇÃO: A pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV) é uma das infecções mais prevalentes em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), associada a elevada morbimortalidade e custos hospitalares. Diante da dificuldade em identificar rapidamente o agente etiológico, o uso de antibioticoterapia empírica é comum. Este estudo buscou avaliar se o regime com sulfametoxazol/trimetoprim (SMX-TMP) apresenta eficácia clínica semelhante à vancomicina no tratamento de pacientes com PAV OBJETIVOS: Comparar a eficácia clínica e os desfechos hospitalares de pacientes tratados com SMX-TMP versus vancomicina, ambos associados a antibióticos para bacilos gram-negativos. MATERIAIS E MÉTODO: Trata-se de um ensaio clínico randomizado, conduzido com 39 pacientes adultos submetidos à ventilação mecânica invasiva por ≥48h, que preencheram critérios diagnósticos de PAV segundo o CDC. Os pacientes foram distribuídos aleatoriamente para tratamento com SMX-TMP (n=19) ou vancomicina (n=20), sendo analisados dados clínicos, microbiológicos, desfechos hospitalares e mortalidade. RESULTADOS: Não foram observadas diferenças estatisticamente significativas entre os grupos quanto às características de baseline nem aos desfechos clínicos, incluindo a mortalidade hospitalar (p=0,752). Diante dessa ausência de diferença, não foi realizada análise multivariada. Uma análise exploratória adicional revelou que a mortalidade esteve associada a fatores como idade avançada, presença de DPOC, maior escore de Charlson, maior escore SOFA e maior tempo de internação hospitalar. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os achados sugerem que SMX-TMP e vancomicina apresentam eficácia clínica semelhante no tratamento da PAV, quando associados a cobertura para BGN. A escolha entre os dois regimes pode ser feita com base em critérios como disponibilidade, custo e perfil de segurança. Fatores como comorbidades e gravidade clínica mostraram maior influência nos desfechos do que a escolha do antibiótico em si. Estudos futuros com maior tamanho amostral e controle de variáveis clínicas são recomendados para aprofundar as evidências.
PALAVRAS-CHAVE: VAP; Vancomicina; Bactrim; Ventilação mecânica.
Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.