A FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS NO BRASIL: UMA ANÁLISE À LUZ DE DAVID BAUME
INTRODUÇÃO: Este estudo investiga como os cursos de especialização em docência no ensino superior no Brasil atendem ao framework proposto por David Baume (2008), que oferece um padrão para a atuação docente no ensino superior. OBJETIVOS: A pesquisa busca entender se os cursos de especialização lato sensu, oferecidos principalmente por instituições privadas, estão alinhados com as necessidades de qualificação docente no ensino superior, sobretudo no que diz respeito ao desenvolvimento das competências necessárias para o ensino e pesquisa. MATERIAIS E MÉTODO: A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, do tipo documental. A coleta de dados incluiu uma análise dos cursos cadastrados no Cadastro e-MEC. Destes cursos, 20 foram selecionados para a análise em duas etapas; primeiro, analisou-se a matriz curricular de cada curso, e, depois, as ementas disponíveis de cada disciplina. RESULTADOS: Os resultados revelaram que a maioria dos cursos de especialização tem uma abordagem genérica sobre a docência no ensino superior, sem uma ênfase clara nas especificidades de áreas disciplinares ou nas competências relacionadas à pesquisa. As ementas analisadas mostraram um foco predominante em temas gerais sobre ensino superior, com poucas referências a contextos específicos de atuação docente. Além disso, a falta de cursos voltados para a prática e produção de pesquisa indica um distanciamento entre a formação docente e os princípios estabelecidos pela reforma universitária. A análise revelou que algumas das perguntas propostas no framework de Baume, como as relacionadas aos contextos de atuação e aos princípios norteadores da prática docente, foram abordadas em maior medida nas ementas dos cursos. No entanto, questões sobre os objetivos e a identidade do professor universitário, bem como a integração entre ensino e pesquisa, foram amplamente negligenciadas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Em conclusão, a pesquisa aponta que os cursos de especialização em docência no ensino superior no Brasil não atendem de maneira satisfatória ao framework de Baume, deixando lacunas significativas na formação docente. As falhas incluem a falta de uma abordagem específica para áreas disciplinares, a falta de clareza no que diz respeito aos objetivos da atuação docente e a transparência insuficiente nas matrizes curriculares. A pesquisa sugere que os cursos atuais podem ser mais voltados para a obtenção de uma titulação do que para o aprimoramento efetivo da prática pedagógica. Estes achados apontam para a necessidade de uma reavaliação dos cursos de especialização, visando um melhor alinhamento com as demandas contemporâneas do ensino superior.
PALAVRAS-CHAVE: Docência no ensino superior; Desenvolvimento profissional docente; Cursos de especialização; David Baume framework.
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