Logo PUCPR

INCIDENCIA DE COMPLICAÇÕES NO PÓS-OPERATORIO DE ARTROPLASTIA TOTAL DE JOELHO EM PACIENTES COM TRANSTORNO DEPRESSIVO

DANIELI, Julia Ferraresi ¹; BELLINI, Lays Zilioli ³; BIGNARDI, Paulo Roberto ³; BIGNARDI, Paulo Roberto ³; DANIELI, Marcus Vinicius ³; DANIELI, Marcus Vinicius ³; GUERREIRO, Joao Paulo Fernandes ²
Curso do(a) Estudante: Medicina – Câmpus Londrina –
Curso do(a) Orientador(a): Medicina – Câmpus Londrina

INTRODUÇÃO: A osteoartrose é uma doença degenerativa das articulações sinoviais que pode resultar em incapacidade funcional. Quando o tratamento conservador não é eficaz, uma das opções cirúrgicas mais indicadas é a Artroplastia Total de Joelho. Sabe-se que existe uma correlação negativa entre o desfecho cirúrgico e transtornos do humor. Ademais, pacientes com Transtorno Depressivo podem ter uma sensação dolorosa mais intensa de forma que a recuperação e o resultado cirúrgico podem ter um desfecho pior, favorecendo complicações. OBJETIVOS: Identificar a prevalência do transtorno depressivo nessa população que tem a indicação de artroplastia total do joelho e qual tratamento vem sendo realizado, a prevalência de complicações maiores como infecções, dor persistente, rigidez articular, trombose venosa profunda, tromboembolismo, infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral e o óbito nos dois grupos até o sexto mês de pós-operatório. MATERIAIS E MÉTODO: Estudo prospectivo com avaliação dos prontuários e entrevista com os pacientes antes da cirurgia e com 2 e 6 meses de pós-operatório em busca do diagnóstico de depressão e das complicações ocorridas e comparar os resultados entre os pacientes com e sem transtorno depressivo associado. RESULTADOS: Em relação as complicações não houve divergência relevante entre os grupos. Constatou-se a presença de artrofibrose em 6,2% dos pacientes com Depressão e 3% dos pacientes sem o diagnóstico (p= 0,999), quanto a infecções houve 3 casos no grupo sem o transtorno e nenhum caso no grupo com o diagnóstico (p= 0,541). Quanto às demais complicações não houve incidência em ambos os grupos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Não foram identificadas diferenças estatísticas significativas em relação a prevalência de complicações no pós-operatório entre os pacientes com e sem o diagnóstico de depressão.

PALAVRAS-CHAVE: Osteoartrose; Transtorno Depressivo; Artroplastia Total de Joelho; Pós-operatório; Complicações.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa da Fundação Araucária e da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, no programa PIBIC.

QUERO VOTAR NESTE TRABALHO

Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.