A FILOSOFIA PARA CRIANÇAS E A MANUTENÇÃO DA MEMÓRIA HISTÓRICA
INTRODUÇÃO: O presente trabalho propõe uma reflexão acerca da importância da Filosofia para Crianças como ferramenta de resistência ao negacionismo histórico, à desinformação e à manipulação da memória coletiva. Em um cenário marcado pela disseminação de discursos autoritários e relativização do saber científico, a memória torna-se um campo de disputa e poder, sendo muitas vezes utilizada como instrumento de silenciamento de minorias para reescrever o passado segundo os interesses dominantes. OBJETIVOS: A partir disso, essa pesquisa explora de que maneira a educação filosófica e a prática comunitária de filosofar podem contribuir na formação de sujeitos críticos e engajados com a justiça. MATERIAIS E MÉTODO: A Filosofia para Crianças, desenvolvida por Matthew Lipman e Ann Margaret Sharp, emerge como uma metodologia de eficaz formação do pensamento criterioso, promovendo o diálogo e a escuta como caminhos para a construção do conhecimento. A pesquisa utiliza das obras de autores como Jacques Le Goff, oferecendo a base conceitual para a compreensão da memória como um campo de disputa política; Matthew Lipman e Ann Margaret Sharp para apresentar os fundamentos da construção do pensamento criativo e cuidadoso a partir da Filosofia para Crianças, e Roberto Franzini Tibaldeo para aprofundar a proposta dessa abordagem. RESULTADOS: Os resultados do estudo demonstram que ao integrar a prática comunitária da filosofia ao ensino de história, a escola torna-se um espaço ativo de resistência, construção da memória e de formação cidadã. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Portanto, é possível concluir que a prática de investigação em comunidade proposta pela Filosofia para Crianças não apenas contribui para o fortalecimento da memória, mas também prepara as novas gerações para enfrentar e participar criticamente da construção de uma sociedade mais democrática.
PALAVRAS-CHAVE: Memória; História; Educação; Filosofia para Crianças.
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