SERVIÇOS PÚBLICOS COM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EM CIDADES E SUAS RELAÇÕES COM CIDADE DIGITAL ESTRATÉGICA E SMART CITY
INTRODUÇÃO: O uso de tecnologias da informação na gestão pública tem se intensificado com o objetivo de promover cidades mais adequadas e efetivas. A adoção de soluções digitais visa melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e impulsionar o desenvolvimento socioeconômico, alinhando-se a conceitos como smart city e cidade digital estratégica. No entanto, a falta de planejamento estratégico e a execução fragmentada dessas iniciativas podem comprometer seu sucesso. OBJETIVOS: A pesquisa teve como objetivo identificar serviços públicos com tecnologia da informação em cidades e suas relações com cidade digital estratégica e smart city. MATERIAIS E MÉTODO: A metodologia da pesquisa adotada foi o estudo de caso, em duas cidades Curitiba e Barcelona utilizando técnicas qualitativas e quantitativas, com base na análise de documentos oficiais, plataformas digitais e serviços disponibilizados pelas prefeituras das duas cidades. RESULTADOS: Em Curitiba, foram analisados 75 serviços públicos com tecnologia da informação. Já em Barcelona, foram analisados 61 serviços públicos com tecnologia da informação. Os dados apresentados na pesquisa indicam que Curitiba prioriza soluções operacionais e práticas, como agendamentos e solicitações, demonstrando foco na eficiência administrativa. Em contraste, Barcelona apresenta uma abordagem mais equilibrada entre os serviços, o que reflete seu compromisso com a transparência e a participação cidadã. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A conclusão destaca que comparação entre as duas cidades revela diferentes modelos de adoção tecnológica: um mais operacional e outro mais articulado com políticas públicas integradas, destacando a necessidade de fortalecer o planejamento estratégico digital em cidades brasileiras para alcançar maior inclusão e efetividade na gestão urbana. Essa pesquisa é parte de outras pesquisas em subprojetos de Cidade Digital Estratégica (Strategic Digital City).
PALAVRAS-CHAVE: Cidade digital estratégica; Serviços públicos com tecnologia da informação; Smart city; Gestão urbana.
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