PRIORIDADES SETORIAIS DO GOVERNO E INDÚSTRIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA EPIDEMIOLOGIA BASEADA NO ESGOTO NO PARANÁ
INTRODUÇÃO: A epidemiologia baseada no esgoto (EBE) tem se destacado como uma estratégia emergente de vigilância em saúde pública, permitindo avaliar a exposição da população a agentes infecciosos, substâncias químicas e outros indicadores biológicos. Durante a pandemia da COVID-19, houve um crescimento expressivo desse tipo de abordagem, consolidou-se como ferramenta de alerta precoce. OBJETIVOS: Considerando o potencial da EBE para integrar as áreas da saúde pública, ambiental e vigilância sanitária, o principal objetivo deste estudo foi identificar e promover o diálogo com representantes do governo e da indústria para o desenvolvimento da epidemiologia baseada em águas residuais no estado do Paraná. MATERIAIS E MÉTODO: Para isso, foi organizado um workshop de priorização, que reuniu 24 representantes com interface na área, para discutir metas relacionadas ao desenvolvimento da EBE. Além disso, foram analisados 89 artigos, selecionados com base em critérios temáticos e metodológicos. Os dados extraídos foram sistematizados em planilhas e organizados por categorias de análise. RESULTADOS: Como resultado, observou-se que as metas governamentais estavam centradas na ampliação da vigilância epidemiológica e na estruturação de sistemas de alerta precoce, enquanto as da indústria voltavam-se ao rastreamento de efluentes e à adaptação regulatória. As metas discutidas no workshop, por sua vez, destacaram como principal ponto de convergência entre os setores a necessidade de estruturar uma rede integrada e permanente de epidemiologia baseada no esgoto, capaz de articular diferentes instituições e níveis de atuação. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A comparação dos dados mostrou que, embora exista convergência entre os setores, persistem desafios como a ausência de padronização metodológica, a fragilidade da infraestrutura de saneamento e a falta de políticas públicas robustas. Conclui-se que a consolidação da EBE como ferramenta de vigilância no estado do Paraná depende da articulação entre os setores envolvidos, como governo e indústria, e que há um campo fértil para sua expansão, desde que sejam superados entraves técnicos e institucionais.
PALAVRAS-CHAVE: Epidemiologia baseada no esgoto; Saúde pública; Políticas ambientais; Stakeholders; Monitoramento populacional.
Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.