Logo PUCPR

AVALIAÇÃO DO PROVÁVEL BRUXISMO EM VIGÍLIA E ANSIEDADE EM PRATICANTES DE E-SPORTS

AUGUSTIN, Hellen ¹; QUADRAS, Isabella Christina Costa ³; ANDREIS, Patricia Kern di Scala ³; ANDREIS, Patricia Kern di Scala ³; NASCIMENTO, Jaqueline da Silva ³; NASCIMENTO, Jaqueline da Silva ³; IGNÁCIO, Sérgio Aparecido ³; IGNÁCIO, Sérgio Aparecido ³; BARBOSA, Juliana Stuginski ³; BARBOSA, Juliana Stuginski ³; CAMARGO, Elisa Souza ²
Curso do(a) Estudante: Odontologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Odontologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Os e-sports despertam crescente interesse na área de tecnologia da informação, porém há poucas investigações sobre exigências físicas, mentais e possíveis impactos à saúde dos jogadores, como o bruxismo. OBJETIVOS: Investigar a prevalência do bruxismo em vigília e os níveis de ansiedade em praticantes de e-sports. MATERIAIS E MÉTODO: Foi realizado estudo observacional transversal. A amostra foi composta por 99 indivíduos, com média de idade de 24,63 anos, sendo 24 do sexo feminino e 73 do masculino. Em eventos e estabelecimentos gamers, foram aplicados os questionários Oral Behaviors Checklist, para avaliar o bruxismo autorrelatado e Desordem de Ansiedade Generalizada – 7, para avaliar a ansiedade. Exame de inspeção nos participantes investigou sinais clínicos associados ao bruxismo. Análise estatística foi realizada (p < 0,05). RESULTADOS: A prevalência de indivíduos com bruxismo autorrelatado foi 90,9% (n=90), e daqueles com sinais clínicos, foi 100% (n=99). A prevalência de sintomas de ansiedade Mínimo foi de 21,2% (n=21), Baixo 35,4% (n=35), Moderado 25,3% (n= 25) e Severo 18,2% (n=18). Não foram verificadas mudanças estatisticamente significantes entre sexos para a idade média e para todas as variáveis estudadas e não houve associação estatisticamente significante entre a presença de bruxismo em vigília e os níveis de ansiedade (p = 0,196), nem entre o sexo e a presença de bruxismo em vigília (p = 0,320). CONSIDERAÇÕES FINAIS: A alta prevalência de bruxismo em vigília e ansiedade nos praticantes de e-sports avaliados, sugerem o desenvolvimento de estratégias para controle do bruxismo, manejo da ansiedade e estabelecimento de limites para o tempo de exposição às telas, nesta população.

PALAVRAS-CHAVE: Bruxismo; Mucosa Oral; Sistema Estomatognático; E-sports.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBIC.

QUERO VOTAR NESTE TRABALHO

Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.