Logo PUCPR

O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA COMO PLE (PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA) EM UM AMBIENTE MULTICULTURAL: A SALA DE AULA

OLIVEIRA, Gabriela Siana de ¹; MIYAKI, Cristina Yukie ²
Curso do(a) Estudante: Letras-Português-Inglês – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Letras – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Este trabalho analisa o ensino de Português como Língua Estrangeira (PLE) em um ambiente multicultural, com foco na atuação docente e nas práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula. A pesquisa foi realizada no contexto do Programa Lampedusa da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), que oferece aulas gratuitas de PLE para migrantes e refugiados. OBJETIVOS: O objetivo geral é de mapear as práticas docentes e discentes nas aulas de PLE e sua consonância com o currículo e os documentos oficiais da educação básica em nível de Ensino Médio. MATERIAIS E MÉTODO: A metodologia adotada foi qualitativa, com coleta de dados por meio de observações de aula, análise documental e aplicação de questionários a estudantes e professores. RESULTADOS: Os resultados indicam que, embora as políticas públicas nacionais apresentem avanços pontuais, como o Programa de Estudantes- Convênio- Português como Língua Estrangeira (PECPLE), ainda há ausência de diretrizes abrangentes e específicas para o ensino de PLE. Nesse cenário, destaca-se o Português como Língua de Acolhimento (PLAc) como uma atualização metodológica alinhada aos desafios contemporâneos. Essa abordagem promove o diálogo entre culturas, ao articular práticas pedagógicas que vão além do ensino normativo da língua e buscam construir espaços de negociação de sentidos, identidade e inclusão. Os dados coletados evidenciaram que os estudantes, majoritariamente hispanofalantes, destacam a importância das práticas de oralidade, da integração cultural e do uso de mídias digitais no processo de aprendizagem. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclui-se que o PLAc representa uma alternativa pedagógica inclusiva e eficaz para responder às lacunas existentes nas políticas educacionais, contribuindo para formar cidadãos críticos e preparados para interagir em contextos multiculturais.

PALAVRAS-CHAVE: Português como Língua Estrangeira; Português como Língua de Acolhimento; Interculturalidade; Políticas educacionais; Imigrantes e refugiados.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.

QUERO VOTAR NESTE TRABALHO

Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.