ABORDAGEM ANDRAGÓGICA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA (PLE)
INTRODUÇÃO: Este relatório apresenta os resultados da pesquisa de iniciação científica sobre o ensino de Português como Língua Estrangeira (PLE) para estudantes migrantes adultos atendidos pelo Programa Lampedusa, à luz das abordagens andragógica, intercultural, e da concepção de língua-cultura. OBJETIVOS: Os objetivos são contribuir com o ensino de PLE, a partir da pesquisa, mapeamento e análise de dados da sala de aula de língua portuguesa para estrangeiros adultos; analisar e descrever a prática em sala de aula com olhar crítico a fim de aprimorar a pesquisa e promover novas abordagens; capacitar o aluno para o uso prático social e profissional da nova língua, assim como dialogar com o docente sobre sua metodologia de ensino de PLE. MATERIAIS E MÉTODO: A pesquisa é de caráter qualitativo, uma vez que se caracteriza pela subjetividade utilizada em sua análise; exploratória, pois oferece uma compreensão inicial do ensino de PLE para adultos, tema que necessita de um aprofundamento futuro; e descritiva, pois tem o objetivo de descrever o perfil de um grupo específico de pessoas. Para realizar esta pesquisa foi feito um levantamento bibliográfico dos principais autores da área de Linguística Aplicada, com foco no ensino de língua estrangeiras e, especialmente em PLE. Além disso, foram realizadas observações docentes no campo de estudo, bem como a coleta e análise de dados por meio da aplicação de dois questionários – um para os docentes e outro para os estudantes das turmas dos Básicos 1 e 2 do Programa Lampedusa. RESULTADOS: A partir da coleta e análise dos dados foi possível mapear o perfil dos estudantes e identificar os maiores desafios enfrentados por eles durante o processo de aprendizagem da língua portuguesa. Além disso, foi possível analisar criticamente a prática pedagógica dos docentes, observando de que forma os materiais e estratégias utilizados por eles durante as aulas favorecem o aprendizado dos estudantes migrantes adultos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Após realizar o mapeamento do perfil dos estudantes e a análise crítica da prática docente, conclui-se que a articulação das abordagens andragógica e intercultural, junto à concepção de língua-cultura, adotadas pelos docentes no Programa Lampedusa, contribuem para tornar os aprendizes migrantes adultos aptos a fazer o uso prático social e/ou profissional da língua portuguesa. Portanto, todos os objetivos desta pesquisa foram alcançados.
PALAVRAS-CHAVE: Português como Língua Estrangeira; Abordagem andragógica 3. Língua-cultura; Interculturalidade; Programa Lampedusa.
Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.