Logo PUCPR

PLATAFORMAS E REDES SOCIAIS COMO ESPAÇO DE INTERCULTURALIDADE NO ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA/ADICIONAL

MACHADO, Sabrina Kestring ¹; MIYAKI, Cristina Yukie ²
Curso do(a) Estudante: Letras-Português-Inglês – Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Letras – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Considerando a busca crescente do ensino do Português Brasileiro em fator dos altos fluxos migratórios no país, é necessário que se investiguem as ferramentas utilizadas por professores da área para a abordagem de um ensino intercultural, em especial o uso de recursos digitais. OBJETIVOS: Nesse sentido, esta pesquisa se propõe a realizar um levantamento das práticas digitais aplicadas como recurso didático no ensino de PLEa partir da pesquisa, mapeamento e análise de dados da sala de aula de língua portuguesa para estrangeiros adultos, juntamente com uma descrição metodológica da abordagem intercultural em sala de aula de PLE, que privilegie o estudante como sujeito de sua aprendizagem e o professor como mediador linguístico e intercultural. MATERIAIS E MÉTODO: Para isso utiliza-se de revisão bibliográfica para abordagem teórica dos conceitos, reunindo autores como, como Almeida Filho (2011), Mendes (2011), Furtoso (2011), Alvarez (2008), Matos (2019), entre outros pesquisadores do ensino de PLE; abordagem qualitativa para análise do contexto em que os indivíduos estudados se encontram e sua função social; e quantitativa com a produção e aplicação de questionários a professores e estudantes do Programa Lampedusa para migrantes, refugiados e apátridas da PUCPR. RESULTADOS: Com isso, obtiveram-se e analisaram-se dados que demonstram as percepções de professores e estudantes de Básico 1, resultando em uma discussão sobre o uso dos recursos digitais na abordagem intercultural. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Dessa forma, concluiu-se que, ainda que a percepção de professores e estudantes demonstre que a abordagem intercultural seja efetiva nesse contexto, há muita resistência por parte dos docentes na exploração do potencial intercultural de plataformas e redes sociais que os estudantes já demonstram utilizar em seu dia a dia para acesso à língua, havendo predominância de recursos digitais tradicionalmente usados para fins didáticos, como vídeos e música.

PALAVRAS-CHAVE: PLE; Ensino; Recursos Digitais; Interculturalidade; Plataformas e Redes Sociais.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa da Fundação Araucária e da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, no programa PIBIC.

QUERO VOTAR NESTE TRABALHO

Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.