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PLATAFORMAS E REDES SOCIAIS COMO ESPAÇO DE INTERCULTURALIDADE NO ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA/ADICIONAL: UM ESTUDO DE CASO

FALVO, Fernanda Quartarolli ¹; MIYAKI, Cristina Yukie ²
Colégio do(a) estudante: Colégio Nossa Senhora Medianeira
Supervisor(a): Mayco Aparecido Martins Delavy
Curso do(a) Orientador(a): Letras – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O presente estudo explora a relevância da interculturalidade e o uso de plataformas digitais no ensino de Português como Língua Estrangeira (PLE), considerando a crescente diversidade e os movimentos migratórios no Brasil. A pesquisa parte da premissa de que língua e cultura são inseparáveis, e o aprendizado de um novo idioma para migrantes e intercambistas deve promover a integração cultural sem negligenciar a cultura de origem do aluno. OBJETIVOS: O objetivo principal foi aprimorar o ensino de PLE para atender às necessidades desses estudantes adultos, facilitando sua inclusão na sociedade brasileira. Para isso, buscou-se identificar práticas digitais eficazes e descrever uma abordagem intercultural que posicione o estudante como protagonista e o professor como mediador linguístico e cultural. MATERIAIS E MÉTODO: A metodologia qualitativa envolveu reuniões, atividades culturais e questionários aplicados a professores e alunos do programa Lampedusa da PUCPR, além de observações de aulas no nível Básico I. RESULTADOS: Os resultados indicaram que todos os professores utilizam plataformas digitais, principalmente vídeos e músicas, e as consideram adequadas. A maioria se informa sobre novas ferramentas por meio de colegas. Os alunos utilizam amplamente aplicativos de aprendizado, vídeos e redes sociais, aprendendo sobre essas ferramentas principalmente via familiares e amigos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Em conclusão, o relatório destaca que, apesar de a interculturalidade ser bem desenvolvida no Programa Lampedusa, o potencial máximo das ferramentas digitais ainda não é totalmente explorado pelos professores, contrastando com a percepção positiva dos alunos. O estudo sugere a necessidade de mais pesquisas e incentivo à ampla adoção de práticas digitais, visando enriquecer a dinâmica de salas de aula multiculturais e capacitar o professor como um mediador linguístico, cultural e digital, atendendo às demandas contemporâneas do ensino de PLE.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino de PLE; Interculturalidade; Língua-cultura; Plataformas Digitais; Metodologias de Ensino.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC Jr.

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