ENGAJAMENTO JUVENIL NO DIREITO AO ACESSO À ÁGUA POTÁVEL
INTRODUÇÃO: A presente pesquisa visa avaliar como o acesso a água potável é tratado dentro dos espaços públicos, com ênfase no engajamento juvenil e como a Bioética Ambiental pode ajudar nesse debate. OBJETIVOS: Possui como objetivo avaliar o engajamento juvenil no direito universal do acesso à água potável a luz da Bioética Ambiental e mapear os líderes juvenis engajados na causa do acesso à água, bem como, caracterizar o posicionamento da população em ambientes virtuais quanto ao acesso à água potável gratuita em espaços coletivos. MATERIAIS E MÉTODO: Assim, a pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa PIBIC Júnior da PUCPR, com base em atividades interdisciplinares realizadas ao longo de 2024. Ao todo, foram aplicadas 16 atividades, incluindo leitura crítica de textos e vídeos, entrevistas com professores, familiares e colegas, análise de livros didáticos e investigações em plataformas digitais. Além disso, foi realizada uma análise de um vídeo publicado nas redes sociais sobre a situação precária de um bebedouro público na cidade de Curitiba. RESULTADOS: A partir disso, os dados coletados indicam que, apesar do reconhecimento da importância do tema pelos professores, ainda há pouca abordagem escolar, escassez de projetos e mobilização dos estudantes sobre o direito a água. Em outros cenários, foi verificado tarefas diárias para economizar água. Referente ao vídeo, os comendatários revelam insatisfação popular com a manutenção do bebedouro e o reconhecimento da água como direito básico. Concluiu-se que a falta de engajamento juvenil com relação ao tema água, principalmente no colégio se justifica pela ausência de conscientização e estudos sobre a temática nas escolas. Embora pessoas próximas realizem tarefas diárias para economizar água e valorizar ela, o engajamento ainda é muito escasso e pequenas atividades diárias possuem um impacto pequeno comparado com o problema global enfrentado. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Com isso, a bioética ambiental, através da educação ambiental, pode ser uma forte ferramenta para fomentar o pensamento crítico nas escolas e ajudar na formação de cidadãos comprometidos com as causas socioambientais.
PALAVRAS-CHAVE: Acesso à água potável; Engajamento juvenil; Bioética ambiental; Objetivo do desenvolvimento sustentável; Cidades inteligentes.
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