AVALIAÇÃO DO PERFIL DE PACIENTES SUBMETIDOS A NEFRECTOMIA PARCIAL LAPAROSCÓPICA E ROBÓTICA EM UM HOSPITAL PRIVADO DE CURITIBA
INTRODUÇÃO: O carcinoma de células renais é uma neoplasia maligna que se destaca entre os tumores que acometem o ser humano por apresentar uma incidênciarelativamente significativa, sendo uma das principais neoplasias urológicas da atualidade. Essa neoplasia, a depender de diversos fatores, pode cursar commortalidade significativamente elevada. Para que este desfecho não ocorra, existem opções disponíveis de tratamento e, dentre elas, destacam-se o tratamento clínico e o tratamento cirúrgico, este último pode ser realizado pela via robótica ou pela via laparoscópica, seja pela nefrectomia total ou parcial. OBJETIVOS: o presente estudo teve como objetivo analisar o perfil clínico pré-operatório do paciente (idade, sexo, hábitos de vida, tabagismo, etilismo, comorbidades, estadiamento, posição do tumor e score renal) submetido a retirada parcial do rim por via laparoscópica e por via robótica. MATERIAIS E MÉTODO: Foram definidos os dados pré-operatórios dos pacientes, por meio da análise de prontuários no Hospital Nossa Senhora das Graças, e correlacionados com o tipo de cirurgia a que foram submetidos. Enquadraram-se no estudo 34 pacientes operados pela mesma equipe cirúrgica no período de janeiro de 2020 até janeiro de 2024. RESULTADOS: A quantidade de pacientes submetidos à nefrectomia robótica foi semelhante aos submetidos pela via laparoscópica (p=0,085), todavia, quando considerado apenas o score renal, observou-se uma tendência à indicação da via robótica para pacientes caracterizados com lesões de maior relevância (p=0,1126).Tais resultados, apesar de não possuir relevância estatística, vão a encontro dos dados disponíveis na literatura, o quais propõem o uso da via robótica em situações em que há maior comprometimento anatômico e funcional do órgão CONSIDERAÇÕES FINAIS: A nefrectomia parcial pela via robótica mostra-se favorável a situações nas quais há casos de maior complexidade. Apesar dos dados não mostrarem significância estatística, eles indicam uma tendência clinica relevante da indicação da cirurgia robótica para casos de maior complexidade, o que confirma asrevisões literárias a respeito deste assunto.
PALAVRAS-CHAVE: Rim; Neoplasia renal; Tratamento; Cirurgia videolaparoscópica; Cirurgia robótica.
Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.