ANÁLISE DA LINGUAGEM MATEMÁTICA NOS CONTEÚDOS DE FÍSICA
INTRODUÇÃO: O ensino de física, assim como de outras disciplinas das ciências exatas, enfrenta grandes desafios no ambiente escolar, especialmente no que se refere à compreensão e aplicação dos conteúdos pelos estudantes. Um ponto central, é a relação com a matemática que, embora tenha sido construída historicamente junto com a física no avanço do conhecimento científico, costuma ser tratada como uma disciplina isolada nas escolas. Essa separação contribui para o desinteresse dos alunos e dificulta o aprendizado, já que muitos enxergam a matemática apenas como um obstáculo para compreender a física sem perceber seu papel fundamental como linguagem da ciência. OBJETIVOS: Este estudo teve como objetivo investigar o papel da matemática no ensino de física, buscando entender de que modo sua linguagem influencia a aprendizagem e como os conteúdos matemáticos são apresentados nos livros didáticos de física usados em sala de aula. MATERIAIS E MÉTODO: A pesquisa foi realizada por meio de análises tanto em livros didáticos como em artigos acadêmicos, além desses materiais, foram realizados estudos de aprofundamento de textos teóricos para aprofundar as percepções dos alunos. RESULTADOS: Os resultados indicaram a importância da matemática para entender a física, principalmente em relação aos cálculos abstratos que envolvem as leis da física e as respectivas aplicações. Por outro lado, quando os professores trabalham em conjunto e aplicam os conceitos relacionados à teoria com a situação prática do dia a dia, o aprendizado se torna mais acessível e interessante. Também, foi observado que os conteúdos matemáticos aparecem frequentemente nos livros didáticos de física, porém nem sempre são abordados de forma integrada, reforçando essa sensação de separação entre as disciplinas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A pesquisa concluiu que integrar matemática e física, tanto nos materiais didáticos quanto na prática pedagógica é essencial para reduzir as dificuldades dos alunos e tornar o ensino mais efetivo. Recomenda-se, portanto, práticas interdisciplinares, como módulos integrados e projetos colaborativos entre professores, valorizando a matemática não só como uma ferramenta, mas como parte do raciocínio físico. Essa abordagem pode despertar maior interesse dos estudantes pelas ciências exatas, promover uma aprendizagem mais significativa e preparar os alunos para interpretar e interagir melhor com o conhecimento científico.
PALAVRAS-CHAVE: Matemática e física; Ensino interdisciplinar; Aprendizagem significativa; Livros didáticos; Conhecimento matemático.
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