Logo PUCPR

OS OBJETOS DE ENSINO DA REVOLUÇÃO CIENTÍFICA NUMA PERSPECTIVA HISTÓRICA

PREBIANCA, Heloísa Chiavegatti ¹; SILVA, Otto Henrique Martins da ²
Curso do(a) Estudante: Licenciatura em História – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Física – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O presente trabalho, procura integrar numa Pesquisa Histórica, a Revolução Científica conjuntamente ao surgimento de conceitos da Física e da Matemática. Considerando as demandas e desafios atuais da educação e ao próprio ensino da História, a partir disso, OBJETIVOS: o objetivo principal é produzir um material didático digital que seja disponibilizado à Educação Básica. MATERIAIS E MÉTODO: Inicialmente, com uma revisão bibliográfica ampla, com diversos autores, tanto do campo da História, quanto da ciência, de modo interdisciplinar, procura-se entender essa dinâmica de como se sucedeu a chamada Revolução Científica, que representa uma mudança de paradigma da filosofia aristotélica para a ciência moderna. Com a escolha de recortes temáticos históricos e conceitos relevantes, que influenciaram todo esse contexto, como os estudos astronômicos, fontes primárias de estudiosos como Galileu Galilei, o papel político/social da religião, os debates entre historiadores conceituados como Koyré, Thomas Kuhn ou Steven Shapin, a influência renascentista, até o legado filosófico Grego Antigo. RESULTADOS: Eles são discutidos tanto nos vídeos que são produzidos e disponibilizados pela plataforma Youtube, como também há realização de seminários a respeito dos processos ali presentes. Respaldado por uma metodologia histórico-epistemológica, ou seja, da gênese dos conceitos físicos em um contexto histórico e em uma transposição didática eficiente. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Trouxemos de forma simplificada ao público-alvo escolar, uma aproximação entre o conhecimento científico-acadêmico para as etapas iniciais escolares, em uma linguagem acessível, mas que mantenha a criticidade e reflexividade. Desse modo, contribuindo para um processo dinâmico de pesquisa interdisciplinar e alinhados com a prática docente que valorizam a Ciência e a História.

PALAVRAS-CHAVE: Revolução científica; Material didático; Educação Básica; História da Ciência; Pesquisa histórica.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBIC.

QUERO VOTAR NESTE TRABALHO

Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.