AVALIAÇÃO DE DIFERENTES TEMPOS DE TRANSPORTE COM GELO ARTIFICIAL NA CONSERVAÇÃO DE TECIDO MUSCULAR SUÍNO EM MEIO DE CULTIVO
INTRODUÇÃO: O crescimento populacional contínuo exige o desenvolvimento de métodos sustentáveis de produção de alimentos, especialmente no setor de proteína animal. Nesse contexto, a carne cultivada, obtida a partir do cultivo celular, surge como alternativa promissora. No entanto, persistem desafios, como a definição de técnicas ideais para o transporte de células destinadas ao cultivo. OBJETIVOS: Este estudo teve como objetivos avaliar o efeito de diferentes tempos de transporte de tecido muscular suíno em gelo artificial, isolar, cultivar e caracterizar a viabilidade de células satélites suínas. MATERIAIS E MÉTODO: O experimento foi conduzido em duas fases: piloto e experimental. Na fase piloto, amostras do músculo semimembranosus de suínos foram transportadas por 1 hora. Na fase experimental ocorreram duas coletas, nas quais as amostras foram transportadas por 3h, 6h e 24h. As células, em ambas as fases, foram isoladas, cultivadas em meio DMEM suplementado com soro fetal bovino e mantidas em condições controladas (37 ºC e 5% de CO2). RESULTADOS: Na etapa piloto, o transporte refrigerado por 1 hora preservou a viabilidade celular em 88% (cultivo de inoculação direta) e 94% (cultivo do sobrenadante), permitindo o isolamento e a expansão das células satélites, mesmo na presença de contaminação bacteriana. Na primeira coleta experimental, contudo, a adição de uma lavagem com álcool 70% não preveniu contaminação severa, inviabilizando o cultivo na primeira semana. Ademais, na segunda coleta, não foi observado crescimento celular. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A coleta piloto demonstrou a viabilidade do cultivo de células musculares de suínos provenientes de produção comercial, com preservação de mais de 85% da viabilidade celular após transporte curto (1 hora). No entanto, não foi possível avaliar o impacto de tempos maiores de transporte devido à contaminação microbiológica, destacando a necessidade de otimização das técnicas de coleta e isolamento celular.
PALAVRAS-CHAVE: Carne cultivada; Transporte de tecidos; Cultivo celular; Viabilidade celular.
Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.