Logo PUCPR

CRIAÇÃO DE UM MATERIAL GRÁFICO COMO RECURSO EDUCACIONAL ABERTO

GELINSKI, Maria Eduarda Gmach ¹; KOWALSKI, Raquel P. G. ³; TORRES, Patricia Lupion ²
Curso do(a) Estudante: Design – Escola Belas Artes – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Pedagogia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Recursos Educacionais Abertos são uma forma de democratizar a educação de qualidade através do livre acesso. Compartilhamento, uso e remixagem de materiais educacionais gratuitos online, como textos, vídeos, áudios e jogos, com licenças que permitem o uso, a adaptação e redistribuição sem restrições, são a estrutura dos Recursos Educacionais Abertos (REA). Alimentando assim, o ciclo de conhecimento e atendendo a diferentes contextos e objetivos de aprendizado, através de processos criativos (SANTOS, 2012). O material gráfico produzido faz parte de uma sequência de livros do projeto CONNECT. Essa edição aborda a metodologia e princípios do Projeto CONNECT aplicado em escolas do Paraná e Santa Catarina, com o objetivo de explorar a abordagem da educação aberta que atenda às necessidades e desafios de cada escola participante do projeto. O livro terá desenvolvimento, seguindo princípios do design, organizando elementos de forma clara e acessível, garantindo uma experiência positiva e enriquecedora ao leitor. Disponibilizado como um Recurso Educacional Aberto em plataformas digitais como a do CONNECT, permitindo assim o uso, adaptação e compartilhamento por professores e estudantes. OBJETIVOS: Esta pesquisa tem por objetivo geral: desenvolver um Recurso Educacional Aberto por meio das técnicas de design, as quais se alinham com a proposta do docente que irá utilizá-lo. Conta com os seguintes objetivos específicos: pesquisar sobre o contexto de recursos educacionais abertos; definir um contexto de recurso educacional aberto; desenvolver um material gráfico como recurso educacional aberto; e entregar um material gráfico pronto para ser utilizado no contexto definido.icos : MATERIAIS E MÉTODO: A pesquisa descrita baseou-se em uma metodologia exploratória, conduzindo à coleta e análise dos dados de maneira flexível, cujos princípios de seleção permitiram que os conceitos descobertos anteriormente fossem sucessivamente revisados e complementados durante o processo de pesquisa permitindo descobrir novas ideias e insights (GASQUE, 2024). A pesquisa exploratória foi dividida em etapas, sendo a inicial voltada ao universo da Educação Aberta, Recursos Educacionais Abertos, o Projeto Connect e como isso abrangeria o conteúdo do livro a ser diagramado. Na parte prática, utilizou-se a metodologia Design Thinking, voltado à geração e ao aprimoramento de ideias criativas. Essa abordagem valoriza o feedback contínuo e a análise em cada etapa do processo, permitindo que o designer aprenda progressivamente e desenvolva soluções cada vez mais alinhadas com os objetivos propostos (AMBROSE, 2011). RESULTADOS: Respondendo ao objetivo específico “pesquisar sobre o contexto de Recursos Educacionais Abertos”, realizou-se o levantamento bibliográfico sobre os temas envolvidos na pesquisa. Atendendo ao objetivo específico “definir um contexto de Recurso Educacional Aberto”, realizamos uma pesquisa sobre o Projeto CONNECT. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Como resultado, desse trabalho foi produzido o livro ‘Escolarização Aberta: Algumas Experiências do Sul do Brasil’, diagramado conforme princípios de design editorial e educação aberta. O material atendeu aos critérios de acessibilidade, usabilidade e coerência visual, permitindo livre compartilhamento e adaptação, conforme os 5Rs dos REA. Além disso, o uso de ferramentas abertas (como InDesign e MapChart) reforça a viabilidade técnica de REAs sustentáveis. Conclui-se que o trabalho cumpriu seu propósito ao entregar um REA funcional e alinhado aos princípios de educação aberta.

PALAVRAS-CHAVE: Design Editorial; Recurso Educacional Aberto; Projeto CONNECT; Educação Aberta; Editoração.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBIC.

QUERO VOTAR NESTE TRABALHO

Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.