SE DEUS É SUMAMENTE BOM, COMO PODE EXISTIR O MAL NO MUNDO? UMA INVESTIGAÇÃO A PARTIR DA TEODICEIA DE LEIBNIZ
INTRODUÇÃO: A grande questão da Teodiceia de Leibniz tem como finalidade a busca pela conciliação entre a existência de um Deus que é sumamente bom e a existência do mal no mundo. Para isso, o filósofo empenhou-se no esclarecimento dos atributos divinos e do papel desempenhado pela “desordem” no mundo, ou seja, o mal. OBJETIVOS: O objetivo geral da presente pesquisa consistiu em: Analisar a tese de Leibiniz sobre a conciliação entre a existência do mal e a existência de Deus. Para a execução do objetivo geral, foi necessário cumprir os seguintes objetivos específicos: a) Compreender a tripartição do mal em Leibniz (físico, moral e metafísico); b) Identificar o significado atribuído por Leibniz ao conceito de razão suficiente; c) Analisar em que consiste a tese leibniziana do melhor dos mundos possíveis e como ela se relaciona com a questão do mal. MATERIAIS E MÉTODO: O método utilizado consistiu na revisão de literatura, tendo a Teodiceia como literatura primária. Para a literatura secundária, foram utilizados artigos de comentadores especialistas na Teodiceia de Leibniz. RESULTADOS: Um dos aspectos centrais relativos à existência do mal na realidade, frente à concepção de um Deus que é sumamente bom, reside na tentativa de conciliação entre essas duas dimensões aparentemente contraditórias. A dificuldade consiste em compreender como o mal pode existir em um mundo criado por um ser cuja essência é a bondade absoluta. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Diante da tensão entre a existência do mal e a concepção de um Deus sumamente bom, a teodiceia de Leibniz oferece uma resposta filosófica que busca conciliar esses elementos por meio de uma perspectiva otimista, racional e metafísica. Ao defender que Deus escolheu criar o melhor dos mundos possíveis, no qual o mal tem um papel subordinado dentro de uma ordem maior, Leibniz não nega a realidade do sofrimento, mas o insere em um contexto mais amplo de harmonia e finalidade. Conclui-se, portanto, que sua proposta representa uma tentativa consistente de preservar os atributos divinos diante do problema do mal, ao mesmo tempo em que convida à reflexão sobre os limites da razão humana diante dos desígnios e mistérios de Deus.
PALAVRAS-CHAVE: Teodiceia; Mal; Deus; Razão Suficiente; Melhor dos Mundos Possíveis.
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