Logo PUCPR

PRODUTIVIDADE E VIABILIDADE ECONÔMICA DE CONTROLE DE DOENÇAS DE FINAL DE CICLO E FERRUGEM ASIÁTICA DA SOJA SAFRA 2024/25

BERNABÉ, Mateus Vinicius da Silva ¹; OLIVEIRA, Maikon Douglas de ³; MASCARO, Marcia de Holanda Nozaki ²
Colégio do(a) estudante: Colégio Agrícola Estadual de Toledo (CAET)
Supervisor(a): Maikon Douglas de Oliveira
Curso do(a) Orientador(a): Agronomia – Câmpus Toledo

INTRODUÇÃO: Diante dos recorrentes prejuízos causados pelas doenças foliares na cultura da soja, especialmente a ferrugem asiática e as doenças de final de ciclo, torna-se imprescindível o desenvolvimento de estratégias de controle que aliem eficiência agronômica e retorno econômico. OBJETIVOS: Com base no apresentado, o presente trabalho teve como objetivo avaliar diferentes manejos aplicados em estádios fenológicos específicos da soja, visando mensurar seu impacto na produtividade e na viabilidade financeira da lavoura. MATERIAIS E MÉTODO: O experimento foi conduzido na Fazenda Experimental da PUCPR, campus Toledo, safra 2024/2025. A cultivar utilizada foi a NEO 610 IPRO. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, composto por cinco tratamentos e quatro repetições. Os tratamentos envolveram quatro protocolos distintos de controle de doenças foliares, sendo: (1) testemunha; (2) Scoreflexi+Mitrion+Alade+Cypress ; (3) Mitrion+Alade+Cypress ; (4) Score flexi+Mitrion e (5) Score flexi+Cypress aplicados nos estádios fenológicos V3-V4, R1, R5 e R6, além de uma testemunha sem aplicação. Foram avaliadas as variáveis de massa de mil grãos (MMG), produtividade (PROD) e análise econômica dos tratamentos, com base em custos de aplicação e de produtos. RESULTADOS: Os resultados evidenciaram que os tratamentos com controle proporcionaram aumento significativo na produtividade em comparação à ausência de manejo, sendo possível identificar protocolos com excelente custo-benefício. O tratamento 2 apresentou diferença significativa entre os diferentes tratamentos para massa de mil grãos e produtividade. Consequentemente, tais variáveis expressaram resultados positivos na análise econômica. A análise econômica reforçou que a escolha correta do momento e do produto utilizado pode representar a diferença entre prejuízo e rentabilidade. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclui-se que o manejo fitossanitário criterioso, baseado em dados técnicos, é essencial para garantir competitividade e sustentabilidade na produção de soja no Oeste do Paraná.

PALAVRAS-CHAVE: Glycine max L.; Manejo de doenças; Sanidade; Eficiência agronômica; Análise econômica.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBIC Jr.

QUERO VOTAR NESTE TRABALHO

Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.