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OS SETE SABERES DE EDGAR MORIN COMO SUBSÍDIOS PARA UM NOVO PARADIGMA NA EDUCACÃO

CAMPOS, Gustavo Henrique da Paixão de ¹; BEHRENS, Marilda Aparecida ²; MARTINS, Pura Lucia Oliver ²
Curso do(a) Estudante: Licenciatura em História – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Pedagogia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Este trabalho vincula-se ao grupo de pesquisa PEFOP (Paradigmas educacionais e formação de professores), do Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Faz parte do projeto Saberes de Morin e Freire na Teia de Interconexão da visão da Complexidade e da Educação Crítica: Subsídios para Mudança Paradigmática na Prática Pedagógica. De modo que, seu tema define-se como: Os sete saberes de Edgar Morin como subsídio para um novo paradigma na educação. OBJETIVOS: Tem como objetivo geral analisar a presença da temática saberes docentes propostos na visão da complexidade, presentes nos sete saberes apontados por Edgar Morin, como subsídios epistemológicos para a formação de novos paradigmas na prática educacional, na produção do conhecimento em teses e dissertações, no período de 2014 a 2024, por meio do levantamento do estado da arte. E como objetivos específicos(I) Pesquisar como se caracterizam os saberes, na obra os sete saberes necessários à educação do futuro (Morin, 2000); (II) Investigar a temática sobre os sete saberes de Edgar Morin como aporte teórico da pesquisa em teses e dissertações, disponíveis nas plataformas de pesquisa; (III) Sistematizar os resultados a partir do levantamento do estado da arte dos referenciais teóricos investigados com o objetivo de elaboração de produção de conhecimento a ser compartilhado no repositório digital do grupo de pesquisa PEFOP. MATERIAIS E MÉTODO: Desenvolve-se numa abordagem de pesquisa qualitativa, modalidade estado da arte e tem como base teórica Edgar Morin (2000), (2001), (2015), (2015) e (2021), para o debate teórico: Maria Cândida Moraes (1997), (2021) e (2023), para complementariedade: Almeida e Carvalho (2002), e para metodologia do estado da arte: Romanowski e Ens (2006). RESULTADOS: O estudo revela que (i) os sete saberes de Edgar Morin são amplamente utilizados como fundamentação teórica para propostas de formação docente alinhadas a um novo paradigma educacional. (ii) as categorias recorrentes foram Epistemologia da complexidade, Ética planetária e a formação pedagógica e Transformação educacional e humana; (iii) Os sete saberes estão sendo considerados como fundamentos epistemológicos na formação de professores capazes de articular saberes diversos, refletir criticamente e atuar de forma ética diante dos desafios contemporâneos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Em conclusão, a presença dos sete saberes como referência nas pesquisas educacionais indica uma forte tendência de ruptura com modelos pedagógicos fragmentados. Os achados confirmam que esses saberes contribuem para uma formação mais integrada, consciente e comprometida com a transformação social e humana. Os estudos de Edgar Morin traz contribuições valiosas para fomentar práticas educativas coerentes com as exigências de um mundo complexo.

PALAVRAS-CHAVE: Pensamento complexo; Sete saberes; Formação docente; Subsídio educacional; Educação transformad.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBIC.

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