Logo PUCPR

ANÁLISE DA POSSÍVEL RELAÇÃO ENTRE A TEORIA MODULAR DA MENTE E A TEORIA DA MENTE DESENVOLVIDA POR KANT

MOURA, Eduarda Isabele Wiesinieski de ¹; PELLISSARI, Mauro ²
Curso do(a) Estudante: Bacharelado em Filosofia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Filosofia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Jerry Fodor (1935- 2017) em sua tese acerca da modularidade da mente, elabora o conceito de módulos. Para o qual faz uso da noção de verticalidade das faculdades mentais afim de caracterizar o encapsulamento informacional dos módulos. Kant em sua obra, Crítica da Razão Pura (1781) formula uma arquitetura mental baseada no conceito de faculdades OBJETIVOS: o objetivo desse trabalho é analisar se a estrutura de mente pensada por Kant pode ser vista como precursora do funcionalismo e fundamentar um novo entendimento da teoria modular da mente com relação ao processo de formação do sujeito da ação e seu caráter. MATERIAIS E MÉTODO: o estilo da pesquisa proposta é uma revisão bibliográfica baseada na leitura e fichamento das obras, Crítica da Razão Pura (1781), Antropologia de um Ponto de Vista Pragmático (1790), e a obra de J. Fodor, Modularity of the Mind. RESULTADOS: foi visto que a teoria Kantiana das faculdades mentais é comumente pensada como uma forma de funcionalismo visto a noção atual das ciências cognitivas de pensar a mente como um dispositivo de manipulação de símbolos, além disso, ao analisar o conceito de módulos proposto por Fodor, é possível perceber semelhanças entre eles e as faculdades mentais kantianas, principalmente na característica daqueles de serem encapsulados informacionalmente, uma vez que as faculdades kantianas atuam em domínios diferentes e possuem regras e princípios que impossibilitam a interferência de uma sobre o domínio da outra; assim como os resultados produzidos por essas que somente através de uma síntese, pelo ato da imaginação performado pelo entendimento, podem integrar um conhecimento. CONSIDERAÇÕES FINAIS: conclui-se a favor da possibilidade de uma leitura acerca das faculdade mentais kantianas como uma possível antecipação do conceito de módulos expostos por Fodor na tese da modularidade.

PALAVRAS-CHAVE: Faculdades mentais; Modularidade da mente; Funcionalismo; Kant; Módulos.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa da Fundação Araucária e da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, no programa PIBIC.

QUERO VOTAR NESTE TRABALHO

Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.