A FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: PLANO DE ATIVIDADES 2
INTRODUÇÃO: A ação docente evolui ao longo da carreira de um professor, assim como sua formação. Embora o paradigma da complexidade proponha uma educação de atualização constante e que conecte conhecimentos específicos e científicos com saberes humanos, muitos professores de Ensino Superior não procuram uma formação também pedagógica, apenas técnica. OBJETIVOS: A pesquisa visa mapear a formação dos professores da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), por meio da análise de seus currículos. Para isso, foi feita uma revisão bibliográfica sobre o paradigma da complexidade, delimitadas as Escolas de Medicina e Ciências da Vida, Politécnica e de Direito, todas do campus de Curitiba, para a pesquisa, e então foi feita a categorização das formações complementares de seus docentes. MATERIAIS E MÉTODO: As análises feitas por esse estudo utilizaram o método qualitativo e descritivo. Primeiramente, foi feita a coleta de dados, seguindo os nomes dos docentes disponibilizados no site da PUCPR e buscando seus currículos presentes na Plataforma Lattes. E então, foram utilizados o Microsoft Word e o Microsoft Excel para categorizar os dados. Também foram utilizadas fórmulas e funções do Excel para facilitar o processamento dos dados. RESULTADOS: Os resultados demonstram que todas as três escolas possuem professores que, em sua maioria, têm formações complementares focadas em seus cursos específicos. Também foi possível analisar que a Escola de Medicina e Ciências da Vida foi a que apresentou maior procura dos docentes por formações complementares pedagógicas e também por formações complementares no geral. Além disso, a Escola de Direito foi a que possuía os menores números de formação complementar. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A análise dos resultados indica que a formação complementar dos docentes da PUCPR ainda prioriza cursos de conhecimento específico em detrimento de cursos de formação pedagógica. O paradigma da complexidade surge como alternativa para essa desigualdade, sugerindo uma formação que conecte saberes científicos e pedagógicos.
PALAVRAS-CHAVE: Formação Docente; Paradigma da Complexidade; Ensino Superior; Prática Docente; Qualificação Docente.
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