Logo PUCPR

O CONTEXTO HISTÓRIO DE IBN BATTUTA (1304 – 1368)

PATON, Meissy Vitoria Benites ¹; MOCELIM, Adriana ²
Curso do(a) Estudante: Licenciatura em História – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): História – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A presente pesquisa pretende analisar o contexto histórico vivenciado pelo autor Ibn Battuta (1304-1368) durante o século XIV, compreendendo as transformações políticas, sociais, religiosas e econômicas, que o Magreb (norte da África) estava sofrendo, além de apresentar a figura de Ibn Battuta e a relevância histórica de sua produção escrita. OBJETIVOS: A pesquisa visou analisar o contexto histórico em que Ibn Battuta viveu durante o século XIV, buscando investigar as transformações políticas islâmicas da época, a fim de compreender o impacto de tais transformações no cotidiano, nas instituições religiosas e na cultura e como isso influencia a vida e obra de Ibn Battuta. MATERIAIS E MÉTODO: Realizou-se a contextualização histórica e investigação da vida e obra de Ibn Battuta através do levantamento bibliográfico e fichamento de trabalhos de pesquisa de Beatriz Bissio, Henri Pirenne, Petra M. Sijpesteijn, Maria Cândida Ferreira de Almeida, Petro Enrico Menegatti de Chiara, José Rivair Macedo, Roberta Pôrto Marques, Bruno Rafael Véras de Morais e Silva e Serafín Fanjul e Federico Arbós, além do uso do conceito de memória de Jacques Le Goff e de Michael Pollak. RESULTADOS: A partir da pesquisa do contexto histórico foi possível compreender as transformações políticas, econômicas, sociais, culturais e religiosas que as expansões islâmicas proporcionaram. É evidente como a religião está inclusa em todos os passos muçulmanos na região do norte da África, como grande exemplo se apresentam as dinâmicas comerciais e a importância da viagem como forma de buscar conhecimento e professar a fé islâmica. Nesse contexto de viagens surgem as rihlas, que são os relatos de viagem produzidos por viajantes religiosos. Nesse sentido, Ibn Battuta se mostra uma figura importante que reflete em seus relatos, ações características da época, sobretudo, no âmbito religioso. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O contexto histórico do Norte da África durante o século XIV esteve recheado de diversas transformações em todas as esferas da sociedade, em decorrência das expansões islâmicas, o que impactou diretamente a vida cotidiana e institucional. A respeito de Ibn Battuta, é evidente o quanto esse meio de transformações e religiosidade, influenciou seus relatos e ações relacionadas à diferentes pessoas e culturas.

PALAVRAS-CHAVE: Ibn Battuta; Rihlas; Expansões Islâmicas; Transformações; Viajante.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa de Iniciação Científica no programa PIBIS da Fundação Araucária e da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

QUERO VOTAR NESTE TRABALHO

Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.