Logo PUCPR

VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS E OS PROCESSOS DE RESISTÊNCIA DOS ESTUDANTES DO PARANÁ (1964-1985)

VALENTE, Leticia de Jesus ¹; RENK, Valquiria Elita ²
Curso do(a) Estudante: Licenciatura em História – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Ciências Sociais – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O presente trabalho busca analisar as violações dos Direitos Humanos e os processos de resistência dos estudantes do Paraná durante o período da Ditadura Civil Militar no Brasil (1964-1985). OBJETIVOS: Investigar o teor dos processos políticos e policiais abertos pela polícia política contra os estudantes do Paraná durante a ditadura de 1964-1985, e os processos de resistência, que compõem as pastas temáticas e fichas individuais da Delegacia de Ordem Política e Social do Paraná- DOPS-PR MATERIAIS E MÉTODO: É uma pesquisa qualitativa e documental. Foram analisadas as pastas temáticas da UPE e as fichas individuais, para que fosse possível identificar as implicações que essa vigilância por parte da DOPS-PR teve na vida desses estudantes. Para a presente pesquisa foram utilizados como fontes as Pastas Temáticas da UPE e as Fichas Individuas de estudantes que são mencionados nas pastas da UPE. RESULTADOS: Foram analisadas as pastas temáticas da UPE e as fichas individuais, para que fosse possível identificar as implicações que essa vigilância por parte da DOPS-PR teve na vida desses estudantes. Para a presente pesquisa foram utilizados como fontes as Pastas Temáticas da UPE e as Fichas Individuas de estudantes que são mencionados nas pastas da UPE. Considerando que aquele período foi marcado pela perseguição, repressão e vigilância do estado, a pesquisa visa apresentar e analisar os processos movidos pela– DOPS-PR, contra os estudantes universitários no Paraná, através das Pastas Temáticas da União Paranaense dos Estudantes – UPE e da fichas individuais e também identificar as formas de resistência adotadas por eles CONSIDERAÇÕES FINAIS: A análise das fontes revela as formas de resistência dos estudantes, a vigilância das autoridades e os seus impactos na vida dos estudantes. Por fim, foi possível identificar as mais diversas violações dos Direitos Humanos para com os estudantes por parte das autoridades, assim como também foram identificadas algumas das consequências dessa vigilância do Estado que tiveram repercussões na vida dos estudantes.

PALAVRAS-CHAVE: Ditadura Civil Militar; Delegacia de Ordem Política e Social – DOPS; Movimento Estudantil; União Paranaense dos Estudantes – UPE; Memória.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa da Fundação Araucária e da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, no programa PIBIC.

QUERO VOTAR NESTE TRABALHO

Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.