FAKE NEWS E A RETÓRICA DO ÓDIO NO BRASIL
INTRODUÇÃO: A pesquisa busca compreender os impactos que informações falsas ou distorcidas causam na sociedade contemporânea, principalmente em períodos eleitorais, além de investigar a influência das redes sociais na formação da opinião pública. A fake news e a retórica de ódio são técnicas utilizadas para desmoralizar e atacar oponentes principalmente durante as eleições, mas não exclusivamente. Essa estratégia ganhou força e visibilidade no cenário político tanto nacional quanto internacional, utilizada como forma para virar o voto, daquele que normalmente não seria eleitor(a) de candidatos representantes da extrema direita. Para tanto, intencionalmente são realizadas uma massificação de noticiais manipuladas, distorções da realidade, com objetivo de criar medo e causar pânico social na população. OBJETIVOS: O presente artigo tem como objetivo apresentar uma pesquisa exploratória voltada à análise do uso das Fake News e do discurso de ódio como estratégia política no contexto das redes sociais. MATERIAIS E MÉTODO: Portanto, foi elaborado um formulário com a finalidade de acompanhar o engajamento de perfis relacionados a alguma esfera política, os quais fazem uso recorrente da desinformação e de discursos hostis para obter visibilidade, apoio popular e, estrategicamente, vantagens eleitorais. A partir dos dados coletados por meio desse instrumento, foi possível analisar o nível de interação dos usuários com os perfis investigados, bem como a credibilidade atribuída a eles. RESULTADOS: Os resultados apontam para a crescente naturalização dessas práticas no ambiente digital e para a necessidade de um debate crítico sobre o papel da mídia e da internet na manutenção da democracia CONSIDERAÇÕES FINAIS: A pesquisa destaca a urgência de ações voltadas à educação midiática, ao combate à desinformação e à promoção de uma comunicação mais ética e responsável no espaço virtual
PALAVRAS-CHAVE: Fake News; Discurso de ódio; Redes sociais; Estratégia política.
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