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EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO PARANÁ

BUCHOSKI, Júlia Larré ¹; RENK, Valquiria Elita ²
Colégio do(a) estudante: Colégio Adventista Pinhais
Supervisor(a): Joniel Mendes de Araujo
Curso do(a) Orientador(a): Ciências Sociais – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Este relatório apresenta os resultados da pesquisa sobre a presença da Educação em Direitos Humanos (EDH) na Educação Básica do estado do Paraná, tanto em instituições públicas quanto privadas. A EDH, fundamentada em princípios estabelecidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pelo Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos do Paraná, é considerada essencial para a formação cidadã, ética e plural dos estudantes. Contudo, sua implementação nas escolas enfrenta inúmeros desafios estruturais, pedagógicos e ideológicos OBJETIVOS: investigar a inserção da Educação em Direitos Humanos na Educação Básica do estado do Paraná, considerando escolas públicas e privadas, analisando suas políticas, práticas pedagógicas, desafios e possibilidades de consolidação MATERIAIS E MÉTODO: A pesquisa adotou metodologia bibliográfica e documental, utilizando documentos oficiais, planos curriculares e experiências relatadas em iniciativas da Defensoria Pública, universidades e instituições estaduais. RESULTADOS: Os resultados revelaram que, embora haja diretrizes e políticas que sustentam a EDH, como o Referencial Curricular do Paraná e projetos de formação docente, ainda persiste um descompasso entre o que é proposto e o que se realiza na prática escolar. A comparação entre escolas públicas e privadas indicou que ambas enfrentam dificuldades, mas por motivos distintos: limitações estruturais e falta de investimento nas públicas, e abordagem mais identificadas com a missão institucional nas escolas privadas CONSIDERAÇÕES FINAIS: A pesquisa conclui que a consolidação da EDH depende de compromisso político, formação docente qualificada e integração efetiva ao projeto pedagógico das instituições. A escola, como espaço social e formador de consciência, precisa assumir o papel de promotora ativa dos direitos humanos no cotidiano educacional.

PALAVRAS-CHAVE: Educação em Direitos Humanos; Educação Básica; Paraná; Escola pública; Escola privada.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC Jr.

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