INCLUSÃO DIGITAL SOB A PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA DO FUTURO
INTRODUÇÃO: A pesquisa foi conduzida sob a abordagem da pesquisa-ação em uma escola regular em São José dos Pinhais/PR, em outubro de 2024. O problema central identificado foi a sobrecarga dos professores na adaptação de atividades para estudantes com deficiências, devido a necessidade de materiais personalizados para ampliar as oportunidades de aprendizagem. Esta pesquisa destaca que, apesar do potencial, ainda é crucial formar os profissionais para que explorem plenamente as ferramentas de IA a favor da democratização do acesso ao conhecimento e do desenvolvimento dos estudantes. OBJETIVOS: Analisar o papel do letramento digital e da Inteligência Artificial (IA) na educação para a preparação de indivíduos para a sociedade do século XXI, com ênfase na inclusão.Propor ações para promover, no contexto educacional, o letramento digital e de futuros, unindo a tecnologia da IA à aprendizagem, por meio da formação humana. MATERIAIS E MÉTODO: Evidenciou-se a necessidade de buscar alternativas que pudessem auxiliar os educadores na geração de conteúdos e atividades adaptadas para estudantes com necessidades especiais. O objetivo foi, então, acolher e atender a essas demandas específicas de forma eficaz.Como parte da intervenção, foi ministrada uma oficina para as professoras da escola, focada em capacitá-las nos primeiros passos com a Inteligência Artificial. O treinamento abordou a adaptação de atividades didáticas existentes e a geração de novos materiais específicos para estudantes com necessidades educacionais especiais, utilizando recursos de IA para personalizar o ensino. RESULTADOS: Após a realização da oficina de formação, a pesquisadora recebeu feedback positivo dos participantes, indicando uma boa aceitação da iniciativa. Adicionalmente, alguns profissionais buscaram o apoio da pesquisadora para auxiliar na elaboração de prompts e para esclarecer dúvidas sobre a capacidade da tecnologia em gerar outros tipos de materiais.Com o objetivo de ampliar o alcance dos resultados da IC para o maior número de profissionais da educação possível sobre as possibilidades que a IA pode trazer para promover a inclusão de estudantes com necessidades diferenciadas, foi criado um e-book, disponibilizado na plataforma Google Play Books, no link https://play.google.com/books/publish/a/3942399855208154290#book/GGKEY:17QRJH3609N/ CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os resultados da pesquisa-ação, que incluiu uma oficina com professoras de uma escola regular, demonstram a relevância crescente da IA como uma ferramenta pedagógica e a necessidade urgente de integrar essa tecnologia à prática docente, especialmente para a educação inclusiva.A oficina se mostrou eficaz em desenvolver propostas de prompts e estimular a criação de atividades educacionais adaptadas por meio da IA. Essa interação destacou que, apesar de muitas professoras já utilizarem a IA em suas rotinas gerais, há uma lacuna significativa no uso efetivo e direcionado para a inclusão, o que reforça a pertinência do desenvolvimento de programas de formação contínua. A curiosidade e o engajamento observados também apontam para uma contribuição inicial para o letramento digital e de futuros, ao despertar nas educadoras uma mentalidade de exploração e adaptação às novas tecnologias.Em suma, esta pesquisa destaca a IA como um catalisador promissor para uma educação mais inclusiva e personalizada, destacando a necessidade contínua de formação e apoio aos educadores para que possam explorar plenamente o potencial dessa tecnologia.
PALAVRAS-CHAVE: Educação Inclusiva; Inteligência Artificial; Formação de professores; Tecnologia Educacional; Letramento Digital.
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