Logo PUCPR

ANÁLISE DA CASUÍSTICA DO Z-POEM COMPARADO COM A TÉCNICA CONVENCIONAL NO TRATAMENTO ENDOSCÓPICO DO DIVÍRTICULO DE ZENKER EM UM HOSPITAL PRIVADO DE CURITIBA

CAMARGO, Kaio Eduardo Rahal de ¹; IVANO, Flavio Heuta ²
Curso do(a) Estudante: Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O divertículo de Zenker é uma projeção sacular da mucosa da transição faringoesofágica que acomete mais os idosos. Pode trazer sintomas limitantes como halitose, regurgitação, disfonia e disfagia importante. O tratamento é primariamente cirúrgico, com correções endoscópicas, cujas técnicas são: a convencional e a Z-POEM. OBJETIVOS: Comparar a casuística da abordagem endoscópica convencional com a técnica do Z-POEM em pacientes diagnosticados com Divertículo de Zenker, em um hospital terciário de Curitiba, visando determinar qual técnica oferece melhores resultados na regressão do grau de disfagia dos pacientes e menores taxas de recidivas após 6 meses. MATERIAIS E MÉTODO: Coorte retrospectiva e prospectiva a partir da análise de resultados cirúrgicos coletados em prontuários eletrônicos, em hospital terciário de Curitiba, no período entre janeiro de 2020 e agosto de 2024, envolvendo regressão do grau de disfagia (evidenciado pela escala de Dakka e Bennett) e recidivas em até seis meses após a cirurgia de 23 pacientes operados pelo mesmo cirurgião. Desses, 11 foram submetidos à técnica endoscópica convencional e 12 à Z-POEM. A associação das duas técnicas cirúrgicas como variáveis categóricas foi testada pelo teste de Qui-quadrado e as variáveis dicotômicas pelo teste exato de Fisher. As informações foram analisadas com o software IBM SPSS Statistics v.28.0 (Armonk, NY: IBM Corp.) e valores de p < 0,05 indicaram significância estatística. RESULTADOS: Os grupos foram semelhantes em idade (Z-POEM: 78,07 ± 7,16 anos; Convencional: 73,73 ± 7,64 anos; p=0,12), sexo (Z-POEM: 50,0% mulheres; Convencional: 27,3%; p=0,49), obesidade (ZPOEM 33,3%; Convencional 27,3%; p=1,00), hipertensão (ZPOEM 50,0%; Convencional 81,8% p=0,19), diabetes (ZPOEM 0,0%; Convencional 9,1%; p=0,47) e tabagismo (ZPOEM 16,7%; Convencional 18,2%; p=1,00). A redução média na disfagia foi maior no grupo Z-POEM (2,80 ± 0,41 graus) em comparação ao Convencional (2,07 ± 0,59 graus; p=0,02), com 75,0% e 27,3% dos pacientes, respectivamente, alcançando grau 0 (p=0,03). A taxa de recidiva foi de 25% no Z-POEM e 27,3% no Convencional (p=1,00). CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclui-se que a técnica Z-POEM foi superior no quesito redução dos sintomas, dado o qual foi evidenciado pela média da redução do grau de disfagia em número absoluto e pela maior porcentagem de pacientes com regressão total do sintoma (Grau 0). Além disso, a técnica Z-POEM resultou em uma menor taxa de recidiva quando comparada, em porcentagem, à técnica convencional. Entretanto, essa diferença não possuiu significância estatística no estudo.

PALAVRAS-CHAVE: Divertículo de Zenker; Procedimentos Cirúrgicos Endoscópicos; Diverticulotomia Endoscópica por Tunelização Submucosa; Transtorno da Deglutição.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.

QUERO VOTAR NESTE TRABALHO

Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.