Logo PUCPR

FILOSOFIA PARA CRIANÇAS E BUSCA DA VERDADE

BUENO, Gabriel Henrique Teixeira ¹; TIBALDEO, Roberto Franzini ²
Colégio do(a) estudante: Colégio Estadual Costa Viana
Supervisor(a): Kelli do Rocio Rozario
Curso do(a) Orientador(a): Filosofia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A presente pesquisa enfocou a filosofia para crianças desenvolvida por Matthew Lipman e Ann Margaret Sharp. Depois de uma pesquisa teórica, na etapa final o estudante pesquisador e o orientador visitaram o Colégio Costa Viana de São José dos Pinhais para realizar uma aplicação prática da Filosofia para Crianças (FPC). OBJETIVOS: O objetivo principal da pesquisa era esclarecer tanto do ponto de vista teórico como daquele prático as dinâmicas dialógicas que ocorrem em uma sessão de FPC. O objetivo específico foi o de entender o possível impacto da FPC nas crianças, assim como observar como elas pensariam, agiriam e discutiriam em relação a aplicação da filosofia. MATERIAIS E MÉTODO: A metodologia utilizada baseou-se em obras publicadas de Lipman e Sharp, assim como de comentadores. Utilizou-se também das novelas filosóficas escritas pelos próprios fundadores da FPC para estimular o diálogo comunitário. RESULTADOS: Especialmente a atividade prática evidenciou que as crianças conseguiram lidar com os desafios filosóficos propostos pelo texto estimulo, assim como responder as perguntas levantadas. Conseguiu-se, portanto, observar o que Lipman e Sharp chamam de “Comunidade de Investigação filosófica”, no sentido de uma atividade dialógica guiada por um facilitador. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Ainda que apenas de maneira introdutória, concluiu-se que a prática da filosofia fornece uma contribuição educacional relevante, no sentido que envolve as crianças em uma atividade significativa e divertida, a qual ajuda a mobilizar o pensamento e a aprofundar o questionamento acerca de vários tipos de assuntos existenciais, éticos, políticos, culturais etc. Tudo isso possibilita o aprimoramento da capacidade reflexiva das crianças e a formação delas enquanto futuros cidadãos e cidadãs.

PALAVRAS-CHAVE: Lipman; Sharp; Filosofia para crianças; Democracia; Diálogo.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBIC Jr.

QUERO VOTAR NESTE TRABALHO

Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.