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DIVERSIDADE, VIOLÊNCIA E DEMOCRACIA NO AMBIENTE ESCOLAR: COMO PENSAR E SUPERAR CONFLITOS À LUZ DA JUSTIÇA RESTAURATIVA

HORCHULHAK, Monique Fidêncio ¹; LIMA, Cezar Bueno de ²
Curso do(a) Estudante: Bacharelado em Ciências Sociais – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Ciências Sociais – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A formação da dinâmica educacional brasileira se pauta sobretudo nas desigualdades sociais, sendo estas marcadas por disparidades socioeconômicas, étnicas e amplas formas de violência. Este cenário afeta principalmente a realidade de jovens de escolas públicas, caracterizada pela falta de estrutura, pobreza e violência em um ambiente que deveria representar o oposto de tudo isso e além, que promovesse a democracia, participação e aprendizado de seus alunos. Objetivos: Assim, o projeto de pesquisa aqui desenvolvido tem como objetivo analisar temáticas sobre diversidade, violência e democracia dentro do ambiente escolar e de que maneira os estudantes do ensino médio da rede pública de Curitiba interpretam estes assuntos. OBJETIVOS: O projeto de pesquisa aqui desenvolvido tem como objetivo analisar temáticas sobre diversidade, violência e democracia dentro do ambiente escolar e de que maneira os estudantes do ensino médio da rede pública de Curitiba interpretam estes assuntos MATERIAIS E MÉTODO: A investigação será orientada por meio de abordagem metodológica mista, com técnicas qualitativas e quantitativas para as respectivas etapas da pesquisa. As etapas demandam contato com alunos, professores, pais e/ou responsáveis dos alunos a partir de grupos focais e questionários on-line. Os dados coletados servirão de base para a elaboração de propostas e práticas restaurativas que atenuem as situações escolares identificadas, além de promover estratégias eficazes na resolução dos conflitos existentes. O desenvolvimento de espaços de escuta ativa que envolvam estudantes, docentes e famílias estabelece um estágio importante deste estudo, pois busca transformar a escola em um ambiente de aprendizagem, respeito mútuo e acolhimento. RESULTADOS: Por meio desta investigação foi possível identificar situações acerca da realidade excludente e desamparada dos alunos, especialmente os mais desfavoráveis econômico e socialmente. Ao relatarem diversos casos de transgressão de seus direitos, seja de forma simbólica ou direta torna-se evidente a urgência de alternativas restaurativas no ambiente escolar. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Assim, por meio desta investigação, almeja-se evidenciar o papel central da educação na promoção e efetivação dos direitos democráticos, bem como analisar a percepção dos estudantes sobre a diversidade, a democracia e as múltiplas manifestações de violência no cotidiano escolar. Além de analisar como as práticas restaurativas podem intervir para tornar este um ambiente mais seguro, acolhedor e coletivo.

PALAVRAS-CHAVE: Direitos Humanos; Violência; Diversidade; Práticas Restaurativas; Estudantes.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa de Iniciação Científica no programa PIBIS da Fundação Araucária e da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

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