Logo PUCPR

A PRESENÇA DOS BEATLES NAS CANÇÕES SENHOR F, O RELÓGIO E AVE GENGIS KHAN DOS MUTANTES: UMA ANÁLISE INTERTEXTUAL

CECY, Isadora Dambiski ¹; PUPIA, Adailton Sergio ²
Curso do(a) Estudante: Design – Escola Belas Artes – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Produção Musical – Escola Belas Artes – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Este projeto investiga os diálogos intertextuais entre três canções da banda brasileira Os Mutantes — Senhor F, O Relógio e Ave Gengis Khan — com composições da banda inglesa The Beatles, referência central na música popular mundial a partir dos anos 1960. Parte-se da ideia de que a obra dos Mutantes incorpora, transforma e ressignifica elementos beatlemaníacos, dentro de um contexto local e experimental da música brasileira. OBJETIVOS: A pesquisa busca compreender como elementos musicais, estruturais e estilísticos da obra dos Beatles foram apropriados pelos Mutantes, resultando em uma estética inovadora. O estudo procura identificar tipos de intertextualidade presentes nessas canções, ressaltando sua contribuição para a consolidação de uma linguagem musical própria no contexto do rock brasileiro e do movimento Tropicália. MATERIAIS E MÉTODO: Foram utilizados métodos de análise musical combinados às categorias de intertextualidade propostas por López-Cano (2007) e Corrado (1992). A investigação abrangeu aspectos formais, melódicos, harmônicos, rítmicos e tímbricos das três obras selecionadas, bem como técnicas de estúdio empregadas por Os Mutantes, como colagens sonoras, uso de fitas invertidas, ruídos e manipulação eletroacústica. RESULTADOS: Os resultados apontam a presença de diferentes formas de intertextualidade: alusão, citação textual e reaproveitamento de esquemas formais. Essas estratégias demonstram a influência direta e indireta dos Beatles sobre Os Mutantes, revelando um engajamento criativo e técnico com a psicodelia britânica, reinterpretada sob uma perspectiva brasileira. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclui-se que as referências aos Beatles não se configuram como mera cópia, mas como parte de um processo criativo original, que resultou em uma linguagem híbrida e ousada. Os Mutantes, ao dialogarem com modelos estrangeiros por meio da intertextualidade, ampliaram as possibilidades expressivas da música brasileira e se tornaram protagonistas na formação do rock nacional e no movimento Tropicália.

PALAVRAS-CHAVE: Intertextualidade; Os Mutantes; The Beatles; Rock Psicodélico; Música Brasileira.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.

QUERO VOTAR NESTE TRABALHO

Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.