Logo PUCPR

OS VITRAIS DA CATEDRAL DE NOTRE-DAME: UMA JANELA PARA O PASSADO (SÉCULOS XII E XIII)

JANISKI, Isadora Fonseca ¹; MOCELIM, Adriana ²
Curso do(a) Estudante: Licenciatura em História – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): História – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Compreender o contexto urbano e as mudanças sociais, políticas e econômicas que ocorrem nos séculos XII e XIII é imprescindível para analisar as transformações que ocorrem no imaginário e na fé da população da época. Para isso, essa presente pesquisa busca nos Vitrais em formato de Rosa da Catedral de Notre-Dame as representações das mudanças na sociedade francesa do período. Buscando como a nova realidade urbana se entrelaça com os novos imaginários políticos e religiosos que permeiam esse contexto. OBJETIVOS: Analisar a relação entre os vitrais da Catedral de Notre-Dame de Paris, a Igreja e a sociedade do século XII/XIII, investigando como esses elementos se entrelaçam na manifestação e estabelecimento do pensamento da sociedade da época. Contextualizar o pensamento político e religioso da sociedade de Paris do século XII/XIII. Contextualizar o movimento gótico na arquitetura francesa do século XII/XIII, com enfoque nos vitrais da Catedral de Notre-Dame de Paris. Analisar a correlação entre as expressões artísticas presentes na Catedral de Notre-Dame de Paris e o pensamento político e religioso do século XII/XIII. MATERIAIS E MÉTODO: Para a presente pesquisa, foram utilizadas referências clássicas da historiografia do período e artigos e estudos específicos sobre a arquitetura gótica e a Catedral de Notre-Dame de Paris. Sendo selecionadas informações relacionadas à sociedade, economia e política da época, associando-os com as mudanças relativas à crescente urbanização da região. RESULTADOS: Por meio dos programas iconográficos analisados percebemos uma preocupação latente com o antagonismo dos vícios e virtudes do cristão medieval num contexto de urbanização parisiense no qual os citadinos buscavam sua redenção. Também analisamos o emprego dos conceitos escolásticos na arquitetura gótica como tentativa de educar os fiéis por meio das imagens presentes na Catedral, de forma a deixar exposta a “verdade e sabedoria” das sagradas escrituras, destacando também a forte religiosidade ligada à Cristo e à Virgem Maria. Também foi analisada uma mudança de mentalidade política vivenciada no período, marcada pela transição de um sistema feudal descentralizado para uma monarquia em processo de fortalecimento sob a realeza. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A pesquisa analisou como os vitrais da Catedral de Notre-Dame de Paris refletem as transformações sociais, políticas e religiosas no imaginário da França dos séculos XII e XIII. Investigou-se a relação entre Igreja, saber escolástico, imaginário urbano e centralização do poder. Os vitrais revelam uma realidade onde os citadinos buscam a redenção por suas atividades econômicas, enquanto o imaginário político, centrado na monarquia, busca maneiras de fortalecer cada vez mais seu papel de centralização, frente ao poder dos senhores feudais dos séculos anteriores.

PALAVRAS-CHAVE: Idade Média; Urbanização; Arquitetura Gótica; Vitrais; Catedral de Notre-Dame.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.

QUERO VOTAR NESTE TRABALHO

Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.