LEVANTAMENTO DE DADOS INTERNACIONAIS ACERCA DA CONDUTA DE PORTE E USO DE DROGAS PARA CONSUMO PESSOAL
INTRODUÇÃO: O porte e o uso de drogas para consumo pessoal se trata de uma questão mais complicada que desperta inúmeros debates na área da saúde pública, segurança, direitos humanos, política criminal e legislação de todo um governo. OBJETIVOS: Através disso, esse artigo tem como objetivo esclarecer de forma aprofundada e detalhada acerca do levantamento de dados internacionais acerca da conduta de porte e uso de drogas para consumo pessoal, além de buscar entender como as legislações internacionais lidam com esse problema. A pesquisa deste trabalho procurou entender como o modelo de legalização de alguns países influenciam em indicadores sociais como saúde pública, segurança e encarcerados, analisando as consequências das abordagens de descriminalização. MATERIAIS E MÉTODO: A base de metodologia desse estudo consistiu em, revisões bibliográficas com base em dados de órgãos internacionais, legislações, artigos científicos, relatórios oficiais e pesquisas, onde foram considerados dados como, taxas de encarceramento e de consumo, informações sobre a implementação de políticas públicas e seus reflexos sociais. RESULTADOS: Alguns resultados apontaram que países que adotaram políticas de descriminalização, passaram por impactos positivos como a redução da população carcerária, melhora no acesso a serviços de saúde, além da diminuição do estigma social contra usuários. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Diante disso, conclui-se que o levantamento de dados internacionais acerca da conduta de porte e uso de drogas para consumo pessoal evidencia uma tendência global à revisão das legislações, sobre a política de drogas, onde a descriminalização quando acompanhada de estratégias eficazes e investimentos em serviços sociais, tende a produzir melhores resultados sociais. Por isso a presente pesquisa é apenas um início para novas pesquisas sobre o tema.
PALAVRAS-CHAVE: Dados internacionais; Drogas para consumo pessoal; Conduta de porte 4. Política de drogas; Descriminalização das drogas; .
Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.