PROJETO CONNECT: REPOSITÓRIO DE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS DO GRUPO DE PESQUISA PRAPETEC
INTRODUÇÃO: Os Recursos Educacionais Abertos (REA) são materiais educacionais gratuitos online, como textos, vídeos, áudios e jogos, com licenças que permitem uso, adaptação e redistribuição sem restrições. destaca a importância desses recursos na democratização do conhecimento, colaboração entre educadores e qualidade da educação, além de facilitar acesso, promover colaboração e incentivar ambientes de aprendizagem dinâmicos e inclusivos.O site foi desenvolvido para o grupo de pesquisa acadêmico Prática Pedagógica no Ensino e Aprendizagem com Tecnologias Educacionais (PRAPETEC) que é participante do Projeto CONNECT e seguiu princípios de design, organizando informações de forma clara e acessível, planejando uma estrutura eficiente para facilitar a navegação, criando uma interface visualmente atraente e funcional, e garantindo uma experiência positiva e intuitiva para o usuário. OBJETIVOS: OBJETIVO GERAL: Desenvolver um repositório em formato de site para um grupo de pesquisa acadêmico Prática Pedagógica no Ensino e Aprendizagem com Tecnologias Educacionais (PRAPETEC) participante do Projeto CONNECT, disponibilizando Recursos Educacionais Abertos (REA), destacando a colaboração, acessibilidade e eficácia na divulgação do conhecimento, através das técnicas de design que serão alinhadas à proposta docente que as utilizará.OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Pesquisar sobre o contexto de Recursos Educacionais Abertos;Desenvolver um repositório no formato de site para um grupo de pesquisa alinhado com o Projeto CONNECT;Avaliar a eficácia da integração de REA no site de pesquisa em termos de aumento do acesso ao conhecimento e colaboração entre pesquisadores;Analisar a percepção dos usuários quanto à usabilidade, navegabilidade e experiência geral do site após a implementação dos REA. MATERIAIS E MÉTODO: Esta pesquisa tem como objetivo identificar ferramentas, tecnologias e práticas recomendadas para criar uma plataforma acessível, funcional e bem-organizada. Para isso, foi adotada uma abordagem exploratória, que permite maior familiaridade com o problema e orienta os passos do projeto. RESULTADOS: Os resultados da pesquisa evidenciam a construção de um repositório digital de Recursos Educacionais Abertos (REA) para o grupo de pesquisa PRAPETEC, fundamentado nos princípios da Educação Aberta. O site desenvolvido priorizou a acessibilidade, a navegação intuitiva e a organização clara das informações, utilizando licenças abertas e os 5 R’s dos REA (reter, reutilizar, revisar, remixar e redistribuir). A arquitetura da informação foi inspirada em modelos de repositórios institucionais e temáticos, e o design da interface seguiu diretrizes reconhecidas de usabilidade e acessibilidade. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O desenvolvimento do repositório digital do grupo PRAPETEC proporcionou uma experiência prática e significativa, unindo teoria e aplicação real. Ao longo do processo, foi possível colocar em prática os conhecimentos adquiridos sobre design, organização de conteúdo, usabilidade e acessibilidade. Cada etapa, desde o planejamento até a finalização do site, foi pensada com base em princípios da Educação Aberta e nas necessidades do grupo de pesquisa. As trocas com a orientadora e com os colegas contribuíram para tornar o projeto mais consistente e funcional, além de estimular minha autonomia criativa. O resultado é um ambiente digital acessível, intuitivo e alinhado à identidade do grupo, que possibilita a ampliação do acesso ao conhecimento e fortalece a colaboração acadêmica.
PALAVRAS-CHAVE: Recursos Educacionais Abertos; Educação Aberta; Usabilidade; Design de Interface; Repositório Acadêmico.
Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.