Logo PUCPR

PROJETO CONNECT: REPOSITÓRIO DE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS DO GRUPO DE PESQUISA PRAPETEC

KOMAVCZEWSKI, Sara Camile Buchelt ¹; TORRES, Patrícia Lupion ³; KOWALSKI, Raquel Pasternak Glitz ²
Curso do(a) Estudante: Design – Escola Belas Artes – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Design – Escola Belas Artes – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Os Recursos Educacionais Abertos (REA) são materiais educacionais gratuitos online, como textos, vídeos, áudios e jogos, com licenças que permitem uso, adaptação e redistribuição sem restrições. destaca a importância desses recursos na democratização do conhecimento, colaboração entre educadores e qualidade da educação, além de facilitar acesso, promover colaboração e incentivar ambientes de aprendizagem dinâmicos e inclusivos.O site foi desenvolvido para o grupo de pesquisa acadêmico Prática Pedagógica no Ensino e Aprendizagem com Tecnologias Educacionais (PRAPETEC) que é participante do Projeto CONNECT e seguiu princípios de design, organizando informações de forma clara e acessível, planejando uma estrutura eficiente para facilitar a navegação, criando uma interface visualmente atraente e funcional, e garantindo uma experiência positiva e intuitiva para o usuário. OBJETIVOS: OBJETIVO GERAL: Desenvolver um repositório em formato de site para um grupo de pesquisa acadêmico Prática Pedagógica no Ensino e Aprendizagem com Tecnologias Educacionais (PRAPETEC) participante do Projeto CONNECT, disponibilizando Recursos Educacionais Abertos (REA), destacando a colaboração, acessibilidade e eficácia na divulgação do conhecimento, através das técnicas de design que serão alinhadas à proposta docente que as utilizará.OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Pesquisar sobre o contexto de Recursos Educacionais Abertos;Desenvolver um repositório no formato de site para um grupo de pesquisa alinhado com o Projeto CONNECT;Avaliar a eficácia da integração de REA no site de pesquisa em termos de aumento do acesso ao conhecimento e colaboração entre pesquisadores;Analisar a percepção dos usuários quanto à usabilidade, navegabilidade e experiência geral do site após a implementação dos REA. MATERIAIS E MÉTODO: Esta pesquisa tem como objetivo identificar ferramentas, tecnologias e práticas recomendadas para criar uma plataforma acessível, funcional e bem-organizada. Para isso, foi adotada uma abordagem exploratória, que permite maior familiaridade com o problema e orienta os passos do projeto. RESULTADOS: Os resultados da pesquisa evidenciam a construção de um repositório digital de Recursos Educacionais Abertos (REA) para o grupo de pesquisa PRAPETEC, fundamentado nos princípios da Educação Aberta. O site desenvolvido priorizou a acessibilidade, a navegação intuitiva e a organização clara das informações, utilizando licenças abertas e os 5 R’s dos REA (reter, reutilizar, revisar, remixar e redistribuir). A arquitetura da informação foi inspirada em modelos de repositórios institucionais e temáticos, e o design da interface seguiu diretrizes reconhecidas de usabilidade e acessibilidade. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O desenvolvimento do repositório digital do grupo PRAPETEC proporcionou uma experiência prática e significativa, unindo teoria e aplicação real. Ao longo do processo, foi possível colocar em prática os conhecimentos adquiridos sobre design, organização de conteúdo, usabilidade e acessibilidade. Cada etapa, desde o planejamento até a finalização do site, foi pensada com base em princípios da Educação Aberta e nas necessidades do grupo de pesquisa. As trocas com a orientadora e com os colegas contribuíram para tornar o projeto mais consistente e funcional, além de estimular minha autonomia criativa. O resultado é um ambiente digital acessível, intuitivo e alinhado à identidade do grupo, que possibilita a ampliação do acesso ao conhecimento e fortalece a colaboração acadêmica.

PALAVRAS-CHAVE: Recursos Educacionais Abertos; Educação Aberta; Usabilidade; Design de Interface; Repositório Acadêmico.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBIC.

QUERO VOTAR NESTE TRABALHO

Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.