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ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DOS DIREITOS HUMANOS E BEM-ESTAR NA ESCOLA E NA COMUNIDADE

SANTOS, Rayane Gabrielle Brigido ¹; EYNG, Ana Maria ²
Curso do(a) Estudante: Pedagogia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Pedagogia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A pesquisa tem como objeto central de investigação os direitos da infância, com ênfase na formação de professores para a garantia do direito à educação em contextos humanitários. OBJETIVOS: o objetivo geral do estudo é analisar as correlações entre educação e garantia de direitos na construção coletiva de pedagogias e tecnologias para o bem-estar de todos (as) no contexto escolar e comunitário. Sendo os objetivos específicos: 1. Mapear as estratégias para formação de professores em direitos humanos nos estudos e documentos sobre direito à educação e bem-estar, via pesquisas bibliográficas e documentais; 2. Esboçar estratégias metodológicas para formação e ação docente na promoção e fortalecimento coletivo do bem-estar (das gerações atuais e futuras) nos contextos escolares e comunitários; 3. Contribuir na construção corresponsável de pedagogias e tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável e melhora da qualidade de vida no contexto escolar e comunitário. MATERIAIS E MÉTODO: Para isso, utilizou-se a abordagem qualitativa de pesquisa, seguindo as etapas de revisão documental, revisão bibliográfica e revisão de dados advindos de estudos de campo. O aporte teórico possui como referências centrais os estudos sobre direitos humanos no contexto escolar e comunitário (Bringmann et al., 2023; Silva e Costa, 2020 e Klein et al., 2022), a formação de professores em direitos humanos (Candau e Ivenicki, 2024; Fernandes e Andrade, 2020; Scheffer, 2021 e Silva e Costa, 2020) e suas respectivas estratégias metodológicas. RESULTADOS: Os resultados evidenciaram a necessidade da formação de professores em Educação em Direitos Humanos para a efetivação dos direitos infantis de educação e bem-estar, demonstrando, portanto, o potencial que essa formação apresenta para a emancipação social de estudantes em contextos humanitários. Assim, a formação de professores em Educação em Direitos Humanos é responsável pela construção de sujeitos de direitos, ou seja, sujeitos conscientizados sobre seus próprios direitos, inseridos em processos democráticos participativos e conhecedores da necessidade da transformação social para a emancipação individual e coletiva. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Podemos destacar as metodologias participativas e dialógicas para esse processo de formação docente, pois estas atuam a partir da reflexão e criticidade sobre o contexto social amplo e específico, a fim de promover o bem-estar coletivo nos contextos escolares e comunitários. Ademais, as correlações entre educação e garantia de direitos se perpetuam diretamente no papel transformador que a escola pode representar na vida de crianças e adolescentes. Esse papel só é realmente concretizado quando a instituição está inserida em uma rede de proteção de seus estudantes, visando a garantia de seus direitos por meio da educação. O conjunto de direitos implicam na defesa do bem-estar das crianças e adolescentes no contexto escolar e comunitário, visto que o objetivo da escola inserida na rede de proteção é a formação de sujeitos de direitos, que exercem sua cidadania para alcançarem a transformação e emancipação social.

PALAVRAS-CHAVE: Formação de professores; Educação e bem-estar; Direitos Humanos; Educação em Direitos Humanos; Formação de professores em EDH.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa de Iniciação Científica no programa PIBIS da Fundação Araucária e da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

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