ELABORAÇÃO DO RESUMO DO VESTIBULAR DA UFPR PELA IA COPILOT: COMPREENSÃO E AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO TEXTUAL
INTRODUÇÃO: O presente relatório analisa a produção de resumos gerados com auxílio da ferramenta de inteligência artificial Copilot, exigidos na segunda fase do vestibular da UFPR,com foco na adequação aos critérios avaliativos estabelecidos pela banca examinadora. OBJETIVOS: O presente relatório analisa a produção de resumos gerados com auxílio da ferramenta de inteligência artificial Copilot, exigidos na segunda fase do vestibular da UFPR,com foco na adequação aos critérios avaliativos estabelecidos pela banca examinadora. MATERIAIS E MÉTODO: A pesquisa, de natureza qualitativa e interpretativa, baseou-se na coleta de dez resumos gerados pelo Copilot e de um resumo elaborado por uma docente a partir do comando da questão aplicada no vestibular de 2024. A fundamentação teórica incluiu estudos sobre o uso ético da inteligência artificial na educação (Harasim, 2015; Silva, Espíndola e Pereira, 2023; Alves, 2023) e a elaboração do resumo (Wachowicz et al., 2003; Silveira, (2010) e A análise empírica comparou 2 resumos gerados pelo Copilot com um resumo produzido por uma docente, observando critérios como estrutura composicional, reformulação de informações e uso de recursos linguístico-discursivos característicos do gênero. RESULTADOS: Os resultados indicam que os textos automatizados atendem parcialmente às exigências estabelecidas pela comissão avaliadora do vestibular: apesar de apresentarem organização e coesão, carecem de autenticidade. Os resumos não apresentam referência ao autor nem ao texto original, tendem a repetir informações do texto-fonte, com poucas paráfrases genuínas, os marcadores metadiscursivos utilizados demonstram pouca variação, o que sugere uma elaboração mecânica e pouco reflexiva. O resumo escrito pela docente, por outro lado, revelou domínio autoral e uso consciente da IA como apoio. A produção revela profundidade interpretativa ao apresentar uma síntese analítica e reflexiva, que, embora fiel ao texto-fonte, o ressignifica, destacando a relevância da mediação humana na construção do texto. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclui-se que, embora o Copilot auxilie na estruturação inicial de ideias, a atuação humana é essencial para garantir qualidade, autoria e reflexão na produção textual.
PALAVRAS-CHAVE: Inteligência Artificial; Resumo; Vestibular UFPR; Produção Textual; Copilot.
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