Logo PUCPR

TECNOLOGIAS DE APRENDIZAGEM DE INGLÊS NO CONTEXTO DA ESCOLA PÚBLICA PARANAENSE

SENA, Maria Luiza Winter ¹; BERTOTTI, Gisele Rietow ²
Colégio do(a) estudante: Colégio Adventista Pinhais
Supervisor(a): Joniel Mendes de Araujo
Curso do(a) Orientador(a): Letras – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O artigo intitulado tecnologias de aprendizagem de inglês no contexto daescola pública paranaense aborda a consolidação crescente das plataformaseducacionais e o importante papel que elas levam na educação, evidenciando todosos seus benefícios, mas também mostrando alguns desafios a serem enfrentadospara que seja possível alcançar um bom aproveitamento das plataformas digitais. Oartigo foca principalmente na plataforma Inglês paraná, iniciativa do GovernoParanaense que tem por objetivo promover o aprendizado de inglês por meio derecursos interativos, exercícios, vídeos e testes de nivelamento, oferecendo acessogratuito para alunos da rede pública paranaense. As plataformas digitais receberammaior reconhecimento após a pandemia COVID-19, que impulsionou o ensino remotoe as tecnologias digitais voltadas para educação, apesar do retorno as aulaspresenciais as plataformas permaneceram e continuam sendo utilizadas como recursode aprofundamento dos conteúdos abordados em salda de aula. O estudo tambémevidencia os desafios enfrentados com a implantação dessa tecnologia, como a faltade acesso para alguns alunos que não possuem dispositivos de internet, além danecessidade de engajamento por parte dos alunos para utilização efetiva daferramenta. A formação docente para integrar a tecnologia ao planejamentopedagógico também é de suma importância, já que somente assim é possível garantirum uso adequado e motivador OBJETIVOS: O artigo tem por objetivo investigar aplataforma Inglês Paraná e as suas contribuições para o desenvolvimento da línguaInglesa entre os estudantes das escolas públicas, identificando os recursos que aplataforma oferece e discutir suas potencialidades e limitações. MATERIAIS E MÉTODO: A pesquisa adota uma abordagem qualitativa para identificação, organização e análisede produções acadêmicas já produzidas sobre o uso de tecnologias, plataformasdigitais e ensino da língua inglesa, que basearam a fundamentação teórica dotrabalho. Para a análise da plataforma Inglês Paraná, o estudo considerou recursosdidáticos, metodológicos e tecnológicos a serem analisados por meio do acesso àplataforma do aluno, e então descrevendo os resultados encontrados. RESULTADOS: Aanálise da plataforma, analisando os recursos anteriormente citados, garantiu que aplataforma mostra uma boa funcionalidade e fácil manuseamento, as atividadespropostas pela plataforma são realmente úteis e funcionais, que garantem um bomaproveitamento da plataforma, entretanto é importante que o aluno esteja engajado,caso contrário, não terá um aproveitamento condizente com o que a plataformapropõe. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Contudo, é possível concluir que as tecnologias educacionais,especialmente a Plataforma Inglês Paraná tem um grande potencial para tornar oensino mais dinâmico e acessível, desde que esteja acompanhada de políticas deinclusão e estratégias que assegurem o engajamento dos alunos.

PALAVRAS-CHAVE: Língua Inglesa; Tecnologias; Plataformas Digitais; InglêsParaná; Ensino.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC Jr.

QUERO VOTAR NESTE TRABALHO

Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.