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PANORAMA DAS EMPRESAS ZUMBI NO MERCADO ACIONÁRIO BRASILEIRO

CRUZ, Larissa Katrini da ¹; PICCOLI, Pedro Guilherme Ribeiro ²
Curso do(a) Estudante: Engenharia de Produção – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Administração – Escola de Negócios – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Este trabalho tem como objetivo analisar a presença de empresas zumbis no mercado acionário brasileiro entre os anos de 2008 e 2023, com foco na identificação de sua evolução ao longo do tempo e dos setores mais afetados por esse fenômeno. Os setores mais afetados ao longo da série histórica foram veículos e peças, têxtil, alimentos e bebidas, agropecuária e pesca, e siderurgia e metalurgia. A análise final aponta que, embora existam empresas zumbis no mercado nacional, elas tendem a não se manter por longos períodos, reforçando a importância de um ambiente econômico equilibrado e políticas de crédito mais criteriosas. OBJETIVOS: Este trabalho tem como objetivo analisar a presença de empresas zumbis no mercado acionário brasileiro entre os anos de 2008 e 2023, com foco na identificação de sua evolução ao longo do tempo e dos setores mais afetados por esse fenômeno. MATERIAIS E MÉTODO: A pesquisa utilizou uma abordagem quantitativa com base em dados obtidos na plataforma Economática, abrangendo 685 empresas de 19 setores distintos, excluindo o setor financeiro. Os principais dados coletados foram o lucro antes do resultado financeiro e as despesas financeiras anuais, utilizados para calcular o Índice de Cobertura de Juros (ICJ), indicador que permitiu identificar a zombificação corporativa ao longo do período estudado. RESULTADOS: Os resultados revelaram um aumento expressivo na proporção de empresas zumbis em 2015 e 2016, reflexo da crise econômica brasileira, e uma queda inesperada nos anos de 2020 e 2021, possivelmente influenciada por políticas emergenciais de crédito adotadas durante a pandemia. Observou-se tambémque, ao contrário de países desenvolvidos, o Brasil não apresenta uma tendência crescente na permanência dessas empresas, o que pode estar relacionado à alta taxa de juros doméstica e às dificuldades de acesso ao crédito no país. Os setores mais afetados ao longo da série histórica foram veículos e peças, têxtil, alimentos e bebidas, agropecuária e pesca, e siderurgia e metalurgia. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A análise final aponta que, embora existam empresas zumbis no mercado nacional, elas tendem a não se manter por longos períodos, reforçando a importância de um ambiente econômico equilibrado e políticas de crédito mais criteriosas.

PALAVRAS-CHAVE: Empresas zumbis; Mercado acionário; Índice de cobertura de juros; Economia Brasileira.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.

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