Logo PUCPR

AVALIAÇÃO DO EQUILÍBRIO DE IDOSOS POR MEIO DO SINAL DO ACELERÔMETRO DA BASE MÓVEL DE TREINAMENTO DE EQUILÍBRIO POSTURAL

WALL, Karoline Elisabeth ¹; FAUSTINO, Eduardo Olegario ³; SCHEEREN, Eduardo Mendonca ²
Curso do(a) Estudante: Bacharelado em Educação Física – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Educação Física – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A partir do envelhecimento, é possível perceber mudanças no corpo dos idosos, especialmente no sistema musculoesquelético. Essa alterações podem resultar em fragilidade, redução de força, declínio no desempenho físico e comprometimento do equilíbrio. Para evitar fatores como riscos de quedas e a incapacidade desses indivíduos, medidas como a atividade física são essenciais para aumentar a força muscular e o equilíbrio dos idosos. A avaliação do equilíbrio pode ser realizada por meio de um acelerômetro, dispositivos eletrônico que compila a aceleração junto ao movimento do corpo, fornecendo informações relacionadas a duração e intensidade do indivíduo. OBJETIVOS: O trabalho a seguir tem como objetivo avaliar o equilíbrio postural em idosos que residem em suas próprias casas e aqueles que vivem em uma ILPI, previamente e após a intervenção de treinamento, bem como, compará-los, inter e intragrupo. MATERIAIS E MÉTODO: Foram realizadas avaliações do equilíbrio por meio do sinal do acelerômetro da base móvel de treinamento de equilíbrio postural antes e após a intervenção. O protocolo de treinamento teve a duração de 12 semanas com uma frequência de 3 vezes por semana, em dias não consecutivos. Foram realizados exercícios de força para membros inferiores e equilíbrio. RESULTADOS: Após o protocolo de intervenção foi possível observar que os níveis de energia aumentaram no grupo de idosos institucionalizados. Já com relação aos níveis de entropia reduziram, havendo significância estatística no grupo de idosos não institucionalizados. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Com base nos resultados, conclui-se que a intervenção de exercícios de força e de equilibro podem aumentar a mobilidade funcional de idosos, sendo fundamentais na prevenção de quedas e na melhora da qualidade de vida desses indivíduos, tanto os institucionalizados quantos os não institucionalizados.

PALAVRAS-CHAVE: Equilíbrio; Idosos; Acelerômetro; Atividade física; Prevenção de quedas.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa da Fundação Araucária e da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, no programa PIBIC.

QUERO VOTAR NESTE TRABALHO

Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.