INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL EM TEMPO FIXO EM BOVINOS DE CORTE COM ADMINISTRAÇÃO DO CIPIONATO DE ESTRADIOL NO PROTOCOLO CO-SYNCH MODIFICADO
INTRODUÇÃO: Dentre as biotecnologias de reprodução aplicáveis à pecuária comercial, destacam-se a inseminação artificial e a inseminação artificial em tempo fixo, uma vez que tais técnicas são economicamente viáveis. Trata-se de uma biotecnologia que tem estado em ascensão, devido ao aumento da taxa de concepção, à melhoria significativa da genética do rebanho, além de promover o bem-estar animal. É também uma ferramenta caracterizada pela manipulação hormonal. OBJETIVOS: Objetivos . Avaliar o uso do hormônio cipionato de estradiol e comparar os resultados obtidos com o grupo controle, sendo os grupos previamente separados de forma aleatória, conforme a ordem em que os animais se posicionaram no brete de contenção. O objetivo adicional foi utilizar o hormônio como indutor de ovulação, visando consequentemente elevar a taxa de concepção. MATERIAIS E MÉTODO: Materiais e métodos. Foram utilizadas 71 fêmeas bovinas, separadas da seguinte forma: 19 animais no grupo controle e 52 no grupo tratado com cipionato de estradiol. Utilizaram-se também os fármacos comumente empregados em protocolos de inseminação artificial, a saber: implante de progesterona, benzoato de estradiol, prostaglandina, cipionato de estradiol e hormônio liberador de gonadotrofina. RESULTADOS: o demonstrou que o uso do cipionato de estradiol resultou em um ganho significativo em relação ao protocolo utilizado no grupo controle. A taxa de concepção foi 36% maior, enquanto a taxa de expressão de cio foi 23% superior. CONSIDERAÇÕES FINAIS: atores externos, como clima e manejo humano, possam interferir nos resultados e na confiabilidade do estudo, o cipionato de estradiol demonstrou ser uma alternativa viável para implementação em protocolos de inseminação artificial em tempo fixo (IATF), com potencial para aplicação em larga escala na bovinocultura nacional.
PALAVRAS-CHAVE: Palavras-chave1. Inseminação artificial em tempo fixo; Eficiência reprodutiva; Taxa de concepção; Cipionato de estradiol; Biotecnologias reprodutivas.
Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.