Logo PUCPR

A APRENDIZAGEM E O ENSINO NA METAFORMAÇÃO DO ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO

MUHL, Larissa Santana ¹; PORTILHO, Evelise Maria Labatut ²
Curso do(a) Estudante: Pedagogia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Pedagogia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A partir de uma abordagem qualitativa, foi realizado um programa de metaformação com estudantes universitários. OBJETIVOS: Este trabalho tem como objetivo analisar como as dimensões cognitiva, afetiva e social se manifestam na formação de estudantes de Pedagogia do Brasil e de Licenciatura em Educação de Portugal. MATERIAIS E MÉTODO: Os dados foram coletados por meio de memoriais escritos pelos participantes, a atividade proposta no 4° encontro que foi desenvolvida na plataforma Jambord e as respostas à questão 9 da entrevista. A pesquisa envolveu 18 estudantes universitários, que ao longo de sete encontros, vivenciaram experiências de reflexão e produção coletiva sobre os sentidos do aprender e do ensinar. RESULTADOS: A análise do material indicou que as três dimensões estudadas estão interligadas no processo de aprendizagem. A dimensão afetiva, no entanto, foi a mais presente nos discursos dos participantes, evidenciada por relatos marcados por experiências emocionais com familiares, professores e colegas. A dimensão cognitiva apareceu ligada à forma como os estudantes organizam sua aprendizagem, destacando estratégias como a prática, a escrita e a atenção ativa. Já a dimensão social foi evidenciada na valorização das trocas interpessoais, da convivência e da experiência intercultural. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os resultados mostraram que a aprendizagem é um processo amplo e integrado, que ultrapassa a simples memorização de conteúdos, envolvendo o sujeito de forma integral. Ao finalizar esse artigo, foi possível concluir que ações formativas, as quais promovem a autorreflexão e o diálogo entre pares, são fundamentais para o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais significativas, especialmente quando baseadas na valorização da diversidade e da colaboração.

PALAVRAS-CHAVE: Aprendizagem; Ensino; Metaformação; Dimensão Cognitiva; Dimensão Afetiva.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa da Fundação Araucária e da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, no programa PIBIC.

QUERO VOTAR NESTE TRABALHO

Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.