A FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DO PERFIL DOS PROFESSORES
INTRODUÇÃO: Esta pesquisa tem a formação docente no ensino superior, especialmente os da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), como objeto da análise. A investigação foi baseada na constatação da falta de continuidade, por parte dos professores, em suas formações pedagógicas. A problemática está no fato de que apesar dos docentes universitários possuírem vasto conhecimento a respeito dos temas os quais lecionam, há pouco investimento no conhecimento pedagógico, dificultando o ensino a partir do paradigma da complexidade, proposto por Edgar Morin e muito adequado para o estudo. OBJETIVOS: Traçar um panorama baseado na proposta desse paradigma – que propõe uma visão integradora e não linear da realidade, reconhecendo a incerteza, a interdependência e a emergência como partes fundamentais do ensino, por meio de um mapeamento e análise do currículo dos professores pertencentes ao corpo docente da PUCPR, a fim de melhor compreender como estes atuam na formação dos profissionais formados na PUCPR. MATERIAIS E MÉTODO: foi feito um embasamento teórico acerca do paradigma e sua relação com ensino superior, um mapeamento dos Currículos Lattes dos professores da PUCPR, uma categorização dos cursos em pedagógicos ou específicos e, por fim, uma análise dos dados. RESULTADOS: Os resultados mostraram que a diferença entre formações pedagógicas e específicas varia de acordo com área analisada, levando a um perfil individual dos professores e suas respectivas áreas. Na maioria dos casos, há discrepância entre o empenho em formações pedagógicas e formações específicas; o que evidencia a necessidade de iniciativas institucionais mais consistentes e permanentes. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os propósitos do estudo foram integralmente atingidos, favorecendo a reflexão acerca da formação docente no ensino superior atual.
PALAVRAS-CHAVE: Docência; Formação docente; Ensino Superior; Paradigma da Complexidade.
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