O TRABALHO DE GRUPO NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
INTRODUÇÃO: Este relatório de Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) Junior faz parte da linha de pesquisa Teoria e Prática Pedagógica na Formação de Professores, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Na formação universitária é importante o contato pessoal entre os estudantes, pois desenvolve habilidades de colaboração, escuta e responsabilidade compartilhada. OBJETIVOS: Sendo assim, o objetivo deste estudo foi pesquisar o trabalho grupal na formação de estudantes universitários do Brasil e de Portugal. MATERIAIS E MÉTODO: O método utilizado para essa pesquisa foi o método qualitativo, desenvolvido num programa de metaformação “Experiência Intercultural com estudantes universitários.” Participaram da formação 16 estudantes universitários do Brasil (Pedagogia) e Portugal (Licenciatura em Educação). Foram desenvolvidos 7 encontros online na plataforma Zoom. Os instrumentos utilizados foram as respostas da tarefa do 3º encontro do programa de metaformação, a tarefa do 5º encontro e a transcrição do vídeo do 3° encontro denominado – O trabalho em grupo na formação do universitário. RESULTADOS: Os resultados revelaram que o trabalho em grupo é desenvolvido desde a infância, a educação primária, e já começam a desenvolver as competências sociais necessárias para a comunicação e colaboração com os colegas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Pode-se concluir que para este grupo de estudantes, o trabalho em grupo, por estarem online, foi difícil uma vez que este cenário apresenta intercorrências como problemas de conexão, áudio, vídeo. Mas é importante para aqueles que querem aprender em conjunto, compartilhar suas ideias e aprender sobre coisas novas as quais nunca tinha pensado.
PALAVRAS-CHAVE: Trabalho em grupo; Estudantes universitários; Metaformação.
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