Logo PUCPR

O IMPACTO DA FAKE NEWS NA PREVENÇÃO E TRATAMENTOS DE SAÚDE

HAMM, Letícia Beatriz ¹; COLOMBO, Renan ²
Curso do(a) Estudante: Jornalismo – Escola Belas Artes – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Jornalismo – Escola Belas Artes – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A pandemia da Covid-19, iniciada em 2020 e que se estendeu pelos anos seguintes, evidenciou a importância de uma informação confiável para a decisão de saúde pública. No entanto, o período foi marcado por uma intensa circulação de informações falsas, principalmente nas redes sociais. OBJETIVOS: O objetivo geral desta pesquisa foi analisar os temas mais recorrentes, verificar as plataformas utilizadas na disseminação e compreender sua narrativa. Os objetivos específicos foram relacionar a influência das Fake News com os tratamentos e prevenção de saúde; e elencar os meios de transmissão dessas informações falsas e os processos de checagem. A metodologia foi qualitativa, com base em uma pesquisa exploratória e descritiva. MATERIAIS E MÉTODO: A pesquisa empírica analisou seis reportagens identificadas como fake news no campo da saúde, especialmente aquelas que demonstraram um maior caráter anticientífico e que são fundamentadas nas percepções do senso comum. A seleção de reportagens foi realizada através do site Projeto Comprova, uma iniciativa colaborativa, apartidária e sem fins lucrativos liderada pela Abraji. RESULTADOS: A análise revelou que os principais temas abordados foram vacinação, tratamentos e teorias da conspiração. As redes sociais são as principais ferramentas responsáveis pela disseminação. Elas abordam a desinformação explorando as emoções, linguagem científica descontextualizada e uso de autoridades. CONSIDERAÇÕES FINAIS: As análises realizadas confirmam a hipótese inicial de que a desinformação com a temática saúde utiliza-se de técnicas como a manipulação e descontextualização de informações, com seu principal meio de disseminação pelas redes sociais. Com seu principal impacto na percepção pública sobre vacinas, tratamentos e instituições de saúde e política.

PALAVRAS-CHAVE: Desinformação; Fake News; Covid-19; Redes Sociais; Saúde Pública.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa da Fundação Araucária e da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, no programa PIBIC.

QUERO VOTAR NESTE TRABALHO

Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.