SUSTENTABILIDADE, DIREITOS HUMANOS E BIOÉTICA NA AMÉRICA DO SUL
INTRODUÇÃO: A perspectiva social e a relação dos Direitos Humanos com a Bioética, permite afirmar que ambas as temáticas, convergem para a busca do bem comum, do equilibro entre meio ambiente e a sociedade para que sejam coerentes aos preceitos da sustentabilidade. Por isso, este trabalho debruçou-se na identificação de políticas públicas que conciliem estes aspectos a partir de um recorte que aborda cinco países da América do Sul, os quais obtiveram melhor ranqueamento frente ao índice de desenvolvimento humano (IDH). OBJETIVOS: Neste sentido o objetivo desta pesquisa é analisar a inclusão de diretrizes para os Direitos Humanos e Bioética em políticas educacionais para a sustentabilidade na América do Sul. MATERIAIS E MÉTODO: Para tanto, a pesquisa foi estruturada em três partes, sendo a primeira a contextualização, na perspectiva interdisciplinar, a relação entre os Direitos Humanos, a Bioética e o desenvolvimento sustentável; em seguida o mapeamento dos países da América do Sul de acordo com o IDH e finalmente comparando os documentos norteadores dos temas em foco com as políticas educacionais. RESULTADOS: Por meio dessa organização foi possível observar que os países que possuem os melhores indicadores também possuem uma legislação educacional que condiz com os documentos analisados. Para tal, os procedimentos metodológicos utilizados incluíram uma revisão bibliográfica, uma pesquisa documental de cunho qualitativo cujos resultados obtidos decorrem da triangulação das palavras-chave com as políticas educacionais CONSIDERAÇÕES FINAIS: Portanto, a análise de conteúdo realizada vislumbrou o reconhecimento dos Direitos Humanos, da Bioética e da Sustentabilidade como temas presentes nos documentos oficiais dos países elencados demonstrando a importância de políticas educacionais alinhadas a estes propósitos e por isso justificando os indicadores favoráveis ao desenvolvimento humano na formação de uma sociedade mais justa e sustentável.
PALAVRAS-CHAVE: Direitos Humanos; Bioética; Sustentabilidade; Políticas Educacionais; Desenvolvimento Humano.
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