Logo PUCPR

POLÍTICAS PÚBLICAS SOBRE QUALIDADE DE VIDA E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO ESTADO DO PARANÁ (2012-2022): O QUE CONSTA DOS ARQUIVOS DA APP-SINDICATO

LIMA, Graça Fogaça de ¹; VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski ²
Colégio do(a) estudante: Colégio Estadual Presidente Abraham Lincoln
Supervisor(a): Taysa Cristina Bedak Junkes
Curso do(a) Orientador(a): Pedagogia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Entender sobre as políticas públicas e seus reflexos na QV e QVT dos professores é de extrema importância, pois esses profissionais se deparam com diversos desafios durante sua trajetória, como estresse e adversidade, o que afeta diretamente em seu trabalho e vida pessoal. OBJETIVOS: I- Conceituar políticas públicas educacionais, qualidade de vida (QV) e qualidade de vida no trabalho (QVT) do professor. II- Investigar o que os documentos disponíveis na APP-Sindicato (Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública do Paraná) informam sobre qualidade de vida e qualidade de vida no trabalho dos professores da educação básica do estado do Paraná, no período pesquisado. III- Estabelecer categorias, a partir dos documentos analisados, sobre o tema pesquisado. MATERIAIS E MÉTODO: Para a realização do trabalho primeiramente foi feita a leitura do e-book “Qualidade de vida e saúde de profissionais da educação” para compreender a temática do projeto. Em seguida, foi realizado o estado do conhecimento no Portal de Periódicos da CAPES, a fim de encontrar conceitos sobre “Políticas Públicas Educacionais”. Apesar da ampla quantidade de publicações encontradas, poucos estudos atenderam aos critérios da pesquisa, sendo considerados ao todo sete trabalhos. Após a seleção dos textos, foram organizados quadros com os descritores citados. Logo em seguida, foi realizada a pesquisa documental. A pesquisa foi feita com base na análise das edições da revista da APP-Sindicato, no período de 2018 a 2022, considerando apenas as publicações diretamente relacionadas ao tema investigado. Embora as edições não sejam paginadas, foram identificadas cerca de 49 a 52 publicações por ano. Em termos gerais, observou-se uma predominância de temas como data-base, salários, condições de trabalho, mobilizações da categoria e impactos da pandemia na vida docente RESULTADOS: A partir dos dados coletados foi possível perceber que as políticas públicas educacionais devem estar alinhadas com a formação dos professores, para que as práticas pedagógicas sejam mais inclusivas. Já para Qualidade de Vida (QV), descobrimos que ela se refere ao bem-estar físico, psicológico e social de um indivíduo, sendo influenciada tanto por fatores internos (pessoais) quanto externos (ambientais e sociais). E para Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), descobrimos que ela foca no bem-estar dentro do ambiente laboral. Fatores como carga horária, condições de trabalho, saúde e segurança impactam diretamente na QVT. A análise da pesquisa documental aponta que a pandemia de COVID-19 intensificou a precarização do trabalho docente no Paraná, evidenciando a desvalorização salarial, a sobrecarga laboral e o adoecimento físico e mental da categoria. A falta de políticas públicas eficazes e medidas governamentais inadequadas durante a gestão de Ratinho Jr. agravaram esse cenário. Tais fatores reforçam a necessidade de valorização profissional como base para uma educação pública de qualidade. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Esses resultados demonstram que as políticas públicas educacionais no Paraná, entre 2012 e 2022, nem sempre garantiram condições favoráveis à qualidade de vida e ao exercício profissional dos docentes. A análise evidenciou a urgência de ações governamentais que valorizem o trabalho docente e promovam ambientes escolares mais saudáveis, equitativos e dignos, refletindo diretamente na melhoria da educação pública.

PALAVRAS-CHAVE: Políticas públicas educacionais; Qualidade de vida; Qualidade de vida no trabalho; Professores.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBIC Jr.

QUERO VOTAR NESTE TRABALHO

Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.