Logo PUCPR

ANÁLISE IMUNOHISTOQUÍMICA DA IL-6 EM AMOSTRAS TECIDUAIS DO MICROAMBIENTE TUMORAL DO PSEUDOMIXOMA PERITONEAL

NOGAS, Victor Hugo Trovão ¹; NORONHA, Lucia de ³; AZEVEDO, Marina Luise Viola de ³; AZEVEDO, Marina Luise Viola de ³; PAULA, Caroline Busatta Vaz de ²
Curso do(a) Estudante: Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O pseudomixoma peritoneal (PMP) é uma doença rara, com predomínio no sexo feminino, caracterizada pela produção excessiva de uma substância mucinosa que se acumula na cavidade peritoneal. Em geral, apresenta início assintomático e evolução lenta, o que contribui para diagnósticos frequentemente tardios. O tratamento consiste na cirurgias citorredutora, associadas à quimioterapia intraperitoneal (HIPEC). A resposta inflamatória exerce papel fundamental na progressão tumoral, especialmente no microambiente neoplásico, influenciando tanto o crescimento da neoplasia quanto a resposta imunológica. Nesse contexto, a interleucina-6 (IL-6), destaca-se por seu papel pró-inflamatório, sendo responsável pela sinalização de outras citocinas, além de atuar na angiogênese tumoral. OBJETIVOS: Comparar a imunoexpressão da IL-6 em amostras parafinadas de microambiente de PMP (IPM – Implante peritoneal Mucinoso; IPNM – Implante Peritoneal Não Mucinoso; PNN – Peritônio Não Neoplásico; SP – Sítio Primário). MATERIAIS E MÉTODO: Treze amostras parafinadas de pacientes com PMP foram organizadas em blocos de Tissue MicroArray (TMA), distribuídas nos grupos IPM, IPMN, PNN e submetidas à técnica de imunohistoquímica para avaliar a imunoexpressão de IL-6. Após, as lâminas foram digitalizadas com auxílio do Scanner Scaner de lâminas Axio Scan.Z1 e processadas para a geração de vinte campos de grande aumento pelo software ZEN Blue Edition. A mensuração das áreas de imunoexpressão foi realizada com a assistência do software Image Pro-Plus (versão 4.5), e os valores obtidos foram compilados para posterior análise estatística. RESULTADOS: Foi observada diferença estatisticamente significativa (p = 0,036), com expressão aumentada no grupo PNN em relação ao grupo IPM. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A baixa expressão de IL-6 nas amostras de PMP (Grupo IPM) sugere uma possível modulação da resposta imunológica Th1 para Th2. Como parte de um projeto mais amplo sobre a imunomodulação no microambiente tumoral, este estudo contribui para o entendimento dos mecanismos inflamatórios associados à progressão da doença, integrando um conjunto de evidências que pode subsidiar o desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas.

PALAVRAS-CHAVE: Interleucina 6; Microambiente tumoral; Imunohistoquímica; Modulação imunológica; Pseudomixoma peritoneal.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.

QUERO VOTAR NESTE TRABALHO

Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.