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O ENSINO DE MATEMÁTICA E AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: UM ESTADO DA ARTE DAS PESQUISAS DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DO PARANÁ

COSTA, Pâmela Oliveira ¹; COSTA, Reginaldo Rodrigues da ²
Curso do(a) Estudante: Licenciatura em Matemática – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Pedagogia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Este trabalho, desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), tem como objetivo investigar como as tecnologias educacionais estão sendo abordadas no ensino da Matemática nas escolas do estado do Paraná, a partir da análise de produções acadêmicas vinculadas a programas de pós-graduação. OBJETIVOS: Realizar um levantamento tipo estado da arte, a partir dos programas de pós-graduação, do estado do paraná, em ensino de ciências e matemática da produção relacionado com as tecnologias educacionais e o processo educativo em matemática na educação básica. MATERIAIS E MÉTODO: A seleção considerou trabalhos que tratavam diretamente da utilização de recursos tecnológicos no contexto escolar, com foco específico no ensino da Matemática. Foram excluídas as produções que abordavam apenas aspectos gerais da educação, sem conexão direta com a disciplina, ou que tratavam exclusivamente da formação de professores. RESULTADOS: Os resultados apontam que há um interesse crescente da comunidade científica em compreender as potencialidades e os desafios do uso das tecnologias digitais na prática pedagógica da Matemática. As plataformas educacionais são frequentemente mencionadas como ferramentas que favorecem a visualização de conceitos abstratos, o desenvolvimento da autonomia dos alunos e a diversificação das estratégias de ensino, possibilitando um aprendizado mais dinâmico e interativo. No entanto, também são recorrentes as críticas à falta de infraestrutura adequada nas escolas públicas, à carência de formação docente continuada e à ausência de políticas institucionais que incentivem o uso pedagógico e crítico dessas ferramentas. Além disso, percebe-se a necessidade de um alinhamento maior entre teoria e prática para que as tecnologias possam ser efetivamente integradas ao cotidiano escolar. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A pesquisa contribui para a compreensão das tendências e desafios enfrentados no processo de integração das tecnologias ao ensino da Matemática e reforça a importância de políticas públicas e formações contínuas que promovam o uso significativo desses recursos no ambiente educacional.

PALAVRAS-CHAVE: Tecnologia educacionais; Ensino da matemática; Pós-graduação; Matemática; Paraná.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.

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