A (IN)EXISTÊNCIA DA POPULAÇÃO NEGRA EM SITUAÇÃO DE RUA FRENTE AOS DIREITOS HUMANOS: UMA ANÁLISE DOS RELATÓRIOS E DAS MEMÓRIAS DO CIAMP-RUA PR DE 2023 E 2024
INTRODUÇÃO: O presente trabalho consiste na continuação de pesquisa acerca dos documentos do CIAMP Rua-PR, nesse contexto, os Relatórios e Memórias do comitê. Visa-se analisar a presença de políticas específicas para a PSR negra e evidenciar as problemáticas do contexto do referido grupo em meio às contradições institucionais OBJETIVOS: O objetivo da atividade foi compreender as ações e debates do CIAMP Rua-PR através dos documentos disponibilizados, bem como demarcá-los em seu panorama sócio-histórico, a fim de refinar o diálogo com o recorte racial estabelecido. MATERIAIS E MÉTODO: A atividade foi conduzida a partir da análise discursiva amparada pela Hermenêutica de Profundidade, em que se aplicou da metodologia aos Relatórios e Memórias do período entre 2023 e 2024, de maneira implicada às transformações sociais do contexto espaço-temporal. RESULTADOS: O conteúdo abordado no presente estudo forneceu bases para a observação da constituição de políticas para a PSR negra no estado do Paraná, demonstrando o caráter incipiente das próprias políticas para a PSR de modo geral. As menções ao recorte racial apareceram timidamente, com colocações generalizadas sobre suas necessidades, o que enfatiza a relevância da problemática levantada. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Diante do levantamento realizado, a pesquisa forneceu importantes apontamentos para a atenção das instituições às pessoas negras em situação de rua, que historicamente são demarcadas pelas violações de direitos. Os paralelos realizados entre a pós-abolição permitem maior compreensão sobre a gênese e a agudização da vivência das ruas para as pessoas negras, que, ao longo de sua estadia no território brasileiro, tiveram séculos de opressão e tentativas de extermínio não só de seu corpo, mas também de sua cultura e história.
PALAVRAS-CHAVE: População em situação de rua; Recorte racial; Políticas públicas; Políticas específicas.
Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.