Logo PUCPR

TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: USOS E APLICAÇÕES NO PROCESSO EDUCATIVO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

SANTOS, Matheus Sposito Gomes ¹; COSTA, Reginaldo Rodrigues da ²
Curso do(a) Estudante: Licenciatura em Física – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Pedagogia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O presente trabalho tem como intuito explicar o que são as tecnologias educacionais, assim como selecionar as produções do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) que tenham utilizado alguma tecnologia educacional no ensino de matemática, dentre os anos de 2007 a 2016. OBJETIVOS: Tem como objetivo caracterizar essas tecnologias em nível de conhecimento, modo de controle e classe da tecnologia educacional. MATERIAIS E MÉTODO: Ao decorrer do trabalho houve uma nova seleção, sendo utilizado apenas as produções que continham o Software GeoGebra como tecnologia educacional. Após a compreensão das tecnologias educacionais e acerca do PDE, pode-se realizar a pesquisa das produções e a sua seleção. Obtiveram-se 8 artigos que puderam categorizados conforme a maneira que aplicavam o uso do GeoGebra em sala de aula, assim como o conteúdo matemático abordado e a etapa de ensino que foi realizada, podendo ser Ensino Fundamental, ou Ensino Médio. RESULTADOS: Após a realização dessa caracterização, pode-se ter uma discussão sobre a maneira que fora aplicada a tecnologia e o motivo da categoria escolhida, podendo mostrar certos padrões, e mostrar os benefícios e acertos dos professores PDE, assim como suas dificuldades e erros. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O trabalho conclui de forma satisfatória, contribuindo para os trabalhos posteriores e podendo servir de base para futuras pesquisas na área, sendo ela de extrema importância, visto a recorrência da utilização de tecnologias educacionais no ensino da matemática, e como ela atinge positivamente o discente, deixando-o como protagonista em sua aprendizagem e aumentando seu interesse pela matéria. O trabalho também evidencia as potencialidades das tecnologias educacionais e contribui com a visibilidade às produções elaboradas pelos professores paranaenses.

PALAVRAS-CHAVE: Tecnologias educacionais; Programa Discente Efetivo; Ensino de matemática; GeoGebra.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.

QUERO VOTAR NESTE TRABALHO

Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.